Com Boca Juniors e River Plate, tradicionais equipes, fora da disputa por vaga na Taça Libertadores de 2010 na Argentina, a tendência é olhar com desconfiança para o futebol do país sul-americano. O meia Defederico, no entanto, vê com bons olhos a ascensão de equipes com menor expressão continental. Para ele, trata-se de um fortalecimento do futebol argentino.
"Pelo contrário. Sempre houve títulos do Boca Juniors, River Plate e San Lorenzo. Agora isso está se renovando, saindo outros campeões como Estudiantes, Vélez Sarsfield. São times que não ganhavam muitos títulos, então a Argentina está melhorando", opinou o jogador, que chegou ao Corinthians vindo de um dos clubes sem tanta fama do país: o Huracán.
Algumas novidades serão vistas na Taça Libertadores de 2010. Além do atual campeão Estudiantes, irá à competição o Vélez Sarsfield, campeão do Torneio Clausura. Banfield, Newell's e Colón, disputam o título do Torneio Apertura do Campeonato Argentino, que também garante vaga. Os postos argentinos restantes serão das três melhores equipes em toda a temporada.
"A disputa tem sido parelha nos últimos anos. Boca e River estão fora da Libertadores do ano que vem, mas os times pequenos estão crescendo. O Colón de Santa Fé não se classifica há dez anos", ressaltou o jogador, sem se incomodar com a quebra de predomínio dos dois maiores clubes de seu país natal. "Acho que um bom trabalho tem sido feito nos clubes pequenos. Aos poucos, isso vai deixar as competições mais equilibradas", complementou Matias Defederico.