Mesmo abrindo o placar com menos de um minuto com Marquinho, o Fluminense sucumbiu na altitude de Quito na noite desta quarta-feira e acabou goleado por 5 x 1 para a LDU, do Equador, na primeira partida da final da Copa Sul-americana.
Com três gols de Edison Méndez, um de Salas e outro de De la Cruz, o time equatoriano conseguiu uma ótima vantagem para a partida de volta no Maracanã, na semana que vem. Para o tricolor carioca, só uma vitória por quatro gols de diferença mantém o clube vivo na final, levando o duelo para os pênaltis.
O jogo
O Fluminense começou o jogo com tudo e abriu o placar logo com 26 segundos. Fred chutou de fora da área, Domínguez espalmou e a bola sobrou para Marquinho. O lateral chutou de primeira com violência sem chance para o arqueiro equatoriano.
O gol deu mais calma do tricolor carioca e fez com que a LDU partisse com tudo para cima em busca do empate. A primeira boa chance equatoriana aconteceu aos nove minutos. Após cruzamento pela direita, Bieler cabeceou e obrigou Rafael a fazer grande defesa.
De tanto insistir, a LDU conseguiu o empate aos 14 minutos. A defesa do Fluminense cochilou após falta cobrada rapidamente pelos equatorianos. A bola chegou para Edison Méndez, que chutou com força cruzado pela direita. O goleiro Rafael não conseguiu espalmar e foi para a rede.
O gol animou os equatorianos, que seguiram em cima do Fluminense. A LDU quase conseguiu a virada aos 34 minutos, quando novamente Méndez chutou, mas desta vez Rafael consegue espalmar e tirar o perigo. A resposta do tricolor carioca veio três minutos depois. Após cruzamento na área, Fred cabeceou, mas a bola passou por cima do gol de Domínguez.
Nos minutos finais, quando parecia que o Fluminense tinha conseguido equilibrar a partida, a LDU conseguiu a virada aos 44 minutos de novo com Méndez. O meia cobrou falta, a bola bateu na barreira e voltou para ele. O equatoriano acertou um belo chute de fora da área no ângulo de Rafael para deixar o time da casa com a vantagem no placar no intervalo.
No segundo tempo, a LDU seguiu com o domínio das ações procurando ampliar a vantagem. Aos três minutos, Reasco chutou de longe e obrigou Rafael a fazer grande defesa. Buscando mais o ataque, os equatorianos tiveram outra boa chance aos 11 minutos, quando Dalton salvou o tricolor após boa tabela do time da casa.
No entanto, aos 14 minutos, a LDU chegou ao terceiro gol. Pedro Vera cruzou pela direita na cabeça de Edison Méndez. O meia cabeceou sozinho no canto de Rafael, que só olhou a bola entrando, e marcou seu terceiro gol.
Após o gol da LDU, o Fluminense começou a atacar mais e conseguiu uma boa chance aos 21 minutos. Fred ajeitou para Conca. O meia argentino chutou de fora da área e Domínguez defendeu com dificuldade. Mas a equipe começou a sentir dificuldade por conta da altitude e da maratona de jogos. Com isso, o time da casa voltou a pressionar.
Melhor em campo, a LDU chegou ao quarto gol com 32 minutos. Salas recebeu dentro da área, pela esquerda, e chutou cruzado sem chance para Rafael.
Com três gols de diferença, O Fluminense foi para cima da LDU nos minutos finais em busca de mais um gol para diminuir a vantagem dos equatorianos. No entanto, muito cansado, o time carioca teve duas boas chances, A primeira foi aos 38 minutos, com Fred, cobrando falta. Domínguez fez grande defesa. A outra foi aos 41, com Conca, mas o argentino não concluiu direito.
Como resposta, a LDU marcou o quinto, aos 42 minutos. De la Cruz chutou de fora da área, no ângulo de Rafael, que não conseguiu chegar a tempo. Após o gol, o Fluminense ainda tempo diminuir, mas o time da casa passou administrar o resultado e conquistou uma ótima vitória em seus domínios.