Um dos nomes cobiçados pelas equipes que ainda não definiram suas duplas para a próxima temporada da Fórmula 1, o espanhol Pedro De La Rosa quer conciliar os trabalhos como piloto de testes da McLaren com a vaga de titular em algum outro time.
"Posso ficar na McLaren-Mercedes muito contente por estar aqui como piloto reserva, poderia dividir meu trabalho em outra equipe ou simplesmente correr em outra equipe. Não sei e também não tenho pressa. O que as pessoas devem saber é que estou tentando de tudo para voltar a correr na Fórmula 1", disse De La Rosa.
De acordo com o jornal espanhol Marca, a possibilidade que mais agrada ao automobilista é seguir como piloto de testes da McLaren e também disputar o Mundial por outra equipe. Com as restrições dos treinos, as atividades dos testadores foram reduzidas a partir desta temporada.
Ele assegurou que não pretende encerrar a carreira como piloto de testes e disse que enxerga sua atual posição como um caminho para tentar competir novamente. Diante da contração do inglês Jenson Button para ser parceiro do compatriota Lewis Hamilton na McLaren, o espanhol quer definir o futuro antes do Natal.
"Está claro que, com Button e Hamilton, eles têm pilotos para muitos anos. Em nenhum momento pensei que tinha chance de conseguir esse volante, como em outros anos. Desta vez, não. Estou trabalhando em outras direções", afirmou. Ele assumiu que está em contato "com todas as equipes com um volante livre".
De La Rosa admite que contar com um investidor forte poderia facilitar sua busca por uma vaga na categoria, mas usa seu currículo como propaganda. "Minha experiência é o melhor patrocinador. As equipes têm que decidir se querem a experiência ou o patrocínio de um piloto sem nenhum tipo de experiência", afirmou.
Ele teve seu nome vinculado à USF1, especialmente depois que a equipe norte-americana resolveu instalar sua sede europeia em Alcañiz, localidade espanhola que abriga o chamado Motorland, centro automobilístico que tem De La Rosa como colaborador desde 2005.
"Ainda é cedo. Não tenho pressa para tomar uma decisão. É certo que a USF1 e a Motorland chegaram a um acordo para que a base logística da equipe na Europa seja em Alcañiz. O importante é que o projeto se materializou. No futuro, não sei o que acontecerá", despistou.