Rio de Janeiro ; Em visita ao Brasil, três membros da Agência Mundial Antidoping (WADA, na sigla em inglês) se reúnem com dirigentes do Comitê Olímpico Brasileiro (COB) às 15 horas desta quinta-feira. O encontro será realizado na sede da entidade, localizada na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro.
Entre os temas que serão abordados na reunião, estão os programas e iniciativas de educação e prevenção ao doping desenvolvidos pelo COB, a possibilidade de assistência da WADA no programa brasileiro antidoping e a aplicação e cumprimento do código da agência de combate ao doping.
Pelo COB, estarão presentes André Richer, vice-presidente em exercício da presidência, Eduardo de Rose, membro da comissão médica da Associação dos Comitês Olímpicos Nacionais, e João Grangeiro, diretor médico. O encontro no Rio de Janeiro será fechado à imprensa.
Os representantes da WADA na reunião desta quinta-feira serão Rune Andersen, diretor de padrões e harmonização, Olivier Rabin, diretor de ciências e medicina, e Diego Torres, diretor do escritório regional da entidade para a América Latina.
Em 2009, o esporte brasileiro foi abalado por uma série de casos de atletas flagrados com substâncias proibidas. Entre os mais notórios, o técnico Jayme Netto Júnior comandou um sistema de doping coletivo no atletismo e a ginasta Daiane dos Santos ainda tenta provar sua inocência.