Precisando de um milagre para avançar às oitavas de final da Liga dos Campeões da Europa, o Liverpool até fez sua parte nesta terça-feira ao vencer o Debrecen, da Hungria, por 1 x 0, mas acabou eliminado precocemente da competição, devido ao triunfo da Fiorentina sobre o Lyon pelo mesmo marcador, em confronto também realizado durante a tarde, em Florença. Pentacampeão da competição, os Reds decretaram a primeira eliminação na fase de grupos sob o comando de Rafa Benítez, desde 2004 no clube.
Os resultados definiram o grupo E da competição. Com o resultado positivo, a Fiorentina chegou aos 12 pontos e garantiu a segunda vaga com uma rodada de antecipação. O Lyon, já classificado, estacionou nos 10 de dependerá de um tropeço dos italianos na última partida para retomarem a liderança da chave.
Enquanto italianos e franceses comemoram suas classificações, o Liverpool lamenta o início pífio de Champions. Com o resultado positivo desta terça-feira, os Reds alcançaram os sete pontos e não possuem mais chances matemáticas de seguirem no principal torneio do Velho Continente.
O alento para os ingleses é a vaga na Liga Europa desta temporada. A vitória concretizou o Liverpool na competição, já que o Debrecen ainda não somou pontos na Liga dos Campeões, após cinco partidas disputadas pela chave.
Com o grupo E definido, a última rodada, que será realizada no próximo dia 9, servirá apenas para definir a liderança. Atualmente o primeiro colocado, a Fiorentina vai à Inglaterra para encarar, às 17h45 (horário de Brasília), o eliminado e abatido Liverpool. No mesmo instante, o Lyon recebe o modesto Debrecen.
Frustração na Hungria
Convivendo com o vexame de se despedir precocemente da Champions, o Liverpool tomou a iniciativa e abriu o marcador logo com cinco minutos. Após cruzamento para a área e desvio na segunda trave, o francês Davide N'Gog antecipou o goleiro e, de calcanhar, abriu o marcador para os Reds.
A equipe de Rafa Benítez seguiu apostando em um ritmo forte, pressionando a modesta equipe húngara. O Liverpool dominou completamente a primeira etapa, mas pecou na criação de jogadas. Dessa forma, as melhores oportunidades para os ingleses surgiam nas bolas paradas, principalmente nos pés do brasileiro Fábio Aurélio.
Na segunda etapa, o Liverpool seguiu dominando as ações e impondo o seu ritmo de jogo. Devido à fragilidade da marcação húngara, o volante Steven Gerrard encontrou liberdade para criar as jogadas, consequentemente, os Reds levaram mais perigo ao gol de Poleksic. Entretanto, os húngaros armaram um verdadeiro 'paredão' à frente da área para segurarem o adversário.
A estratégia defensiva do Debrecen surtiu o resultado esperado na segunda etapa. Apesar de uma maior pressão sobre os húngaros, o Liverpool precisou se contentar com uma vitória simples. Mas, pelo placar da outra partida do grupo, o triunfo fora de casa teve um gosto amargo, de eliminação.
Fiorentina ganha e garante classificação
A vitória do Liverpool sobre os húngaros acabou tendo gosto de frustração. Também na tarde desta quarta-feira, a Fiorentina derrotou o Lyon por 1 x 0, e garantiu um lugar entre as 16 finalistas da Champions League.
Contando com o apoio da torcida viola, os italianos abriram o marcador aos 28 minutos. O peruano Vargas bateu pênalti com categoria e iniciou o caminho para a classificação. Os mandantes mantiveram um ritmo forte, especialmente na marcação, e terminaram à frente no placar nos 45 minutos iniciais.
Na segunda parte do confronto, o Lyon subiu de produção e levou perigo à meta defendida por Sebastién Frey. O revés na Itália tirava a liderança dos franceses, que adotaram uma postura bem ofensiva. Entretanto, a atuação inspirada de Frey minou qualquer intenção de empate. Assim, os donos da casa garantiram classificação e causaram a primeira grande zebra da Champions: a eliminação precoce do Liverpool.