Jornal Correio Braziliense

Superesportes

Rio de Janeiro quer sediar olimpíada de veteranos

Quando chegam aos 30 anos, muitos atletas sentem que não alcançam mais o rendimento que uma vez tiveram. Para quem dedicou a vida ao esporte, parar bruscamente, entretanto, pode trazer consequências graves, como depressão e envolvimento com drogas. Em busca de uma alternativa, surgiu o esporte master, uma forma de continuar competindo com pessoas de idade similar. O World Master Games, uma espécie de olimpíada que ocorre quadrienalmente desde 1985, atraiu neste ano, em Sydney, mais de 28 mil participantes ; nas Olimpíadas de Pequim foram pouco mais de 11 mil pessoas.[SAIBAMAIS]

No Brasil, contudo, o esporte master não era legalizado até o começo deste ano, quando, com o apoio do Ministério do Esporte, foi fundado o Comitê Brasileiro Esportivo Master. Em março, o jejum de jogos nacionais da categoria foi quebrado com os I Jogos Brasileiros Master. ;Foi uma luta de muitos anos. Em 1985, participei do primeiro mundial master e isso me despertou uma vontade de organizar o esporte no Brasil;, contou Denise Mattioli, diretora de marketing do comitê e ex-jogadora das seleções de vôlei, futebol de campo e tiro.

O sucesso dos jogos brasileiros foi tão grande, segundo Denise, que a edição de 2010 já está confirmada para abril. Dessa vez, devem ser 11 modalidades ; além das que foram disputadas este ano, entrariam judô, vôlei de praia, tiro e triatlo. O hipismo e o polo aquático aguardam confirmação.

Futebol

Medalhista olímpico no revezamento 4 x 100m livre e diretor do Comitê Master, Djan Madruga disse que o futebol ainda não está confirmado. ;Não existe uma instituição nacional que responda pelo futebol master. Isso não significa, porém, que não possa ser incluído mais para a frente;, esclareceu.

A segunda edição dos jogos brasileiros master terá a presença do presidente do International Master Games Association, Kai Holm. O intuito é que o Rio de Janeiro seja sede, em 2017, do World Master Games, como explica Denise Mattieli. ;A ideia é, em uma iniciativa inédita, trazer, primeiramente, em 2015, os Jogos Pan-Americanos para o Rio. Acredito que, fazendo o Pan, a gente pode trazer a candidatura dos Jogos Olímpicos para cá;, afirmou.

Time do DF campeão

Pierre Júnior ; um dos fundadores do time de futebol do Distrito Federal Laranja Mecânica, que foi campeão com a equipe dos 30 anos e dos 40 anos no World Master Games de Sydney ; disse que os jogadores ficaram entusiasmados com a notícia, mas ;meio assustados;. ;O Brasil é o país do futebol. Vão ter muitos times bons, como o nosso. A concorrência vai aumentar e vamos ter de nos preparar melhor.;