O veterano boxeador norte-americano Evander Holyfield anunciou que voltará a lutar profissionalmente muito em breve. Do alto dos seus 47 anos de idade, o atleta voltou a treinar para buscar mais um título mundial no próximo mês de janeiro.
E o adversário de Holyfield também será um lutador experiente. O sul-africano François Botha, de 41 anos, irá enfrentar o incansável norte-americano. O embate está marcado para o dia 16 de janeiro, no Nelson Mandela Memorial Stadium, localizado em Uganda, na África.
A luta, que ganha ares de mero espetáculo comercial, na verdade valerá para Holyfield mais um cinturão mundial na sua categoria, peso-pesado, onde já foi campeão. O título da Federação Mundial de Boxe de Botha não está entre os maiores da categoria, mas já foi vencido pelo brasileiro Adilson Maguila, e ainda pode levá-lo a outra disputa de cinturão. Um recorde ele já conseguiria: o de boxeador mais velho a ser campeão mundial.
Holyfield lutou pela última vez em dezembro de 2008, quando enfrentou o gigante russo Nikolay Valuev, atualmente com 36 anos, e perdeu o confronto na decisão por pontos. O atleta tem no currículo 42 vitórias, dez derrotas e dois empates. Já François Botha tem 47 vitórias, quatro derrotas e três empates - duas vitórias e um empate neste ano.