Os três homens mais rápidos do planeta na atualidade, Usain Bolt, Tyson Gay e Asafa Powell, chamaram muito a atenção dos fãs em 2009, porém só estiveram juntos em uma única prova: a final dos 100 metros rasos no último Campeonato Mundial. O encontro, de qualquer forma, acontecerá mais vezes na próxima temporada, segundo o que promete a recém-criada Diamond League.
Fundada em 1998 com a promessa de oferecer 1 milhão de dólares (R$ 1,73 mi) ao atleta que vencer todas as suas seis etapas, a Golden League teve uma última edição nesta temporada. A partir do ano que vem, será substituída pela Diamond, que repartirá no total 6,63 milhões de dólares (R$ 11,49 mi) em prêmios. Diferentemente do que ocorria na competição anterior, a nova será maior e não ficará limitada à Europa: suas 14 provas estarão divididas em cidades como Nova York, Xangai e Doha.
A intenção de aumentar os prêmios para reunir os melhores atletas do mundo também fica clara com a nova liga, que garante ao menos um entre Bolt, Gay e Powell em todas as corridas disputadas. "Várias terão em ação dois deles e algumas poucas afortunadas poderão contar com todos os três", informaram nesta terça-feira os promotores do novo evento.