O elenco do Fluminense não teve nem tempo de descansar após a vitória sobre o Sport por 3 x 0, na Ilha do Retiro, no último domingo. Após o importante confronto pela permanência na Série A, a delegação Tricolor, já com a cabeça na final da Copa Sul-americana, embarcou em voo fretado para São Paulo, onde passou a noite, e embarcou nesta segunda-feira rumo a Quito, no Equador.
Na capital do país sul-americano, o time fará um treino nesta terça-feira, no Estádio Casablanca, palco da partida. Para o decisivo duelo, o técnico Cuca terá a volta de Diguinho, que cumpriu suspensão. Entretanto, o comandante tem dúvidas para escalar o meio-campo. Diogo foi substituído durante a partida no Recife por lesão, e ainda é dúvida. Caso não consiga entrar em campo, Maurício é o mais provável substituto.
Na próxima quarta-feira, o Fluminense reedita, por outra competição, diante da LDU a final da Copa Libertadores da América de 2008, quando os equatorianos surpreenderam os cariocas e conquistaram o título, em pleno estádio do Maracanã. Em busca de revanche, os brasileiros poderão ter problemas na questão física, uma vez que entraram com força máxima para enfrentar o Sport. Já a LDU poupou vários titulares neste domingo, quando a equipe de Jorge Fossati encarou o Manta, pelo Campeonato Equatoriano.
Pelo Campeonato Brasileiro, o Fluminense volta a jogar no próximo domingo, diante do Vitória, no Maracanã. Se vencer o duelo contra o rubro-negro baiano, o Flu finalmente deixará a zona do rebaixamento. Isso porque outros dois times que estão na luta contra a degola, Botafogo e Atlético Paranaese, se enfrentam no mesmo dia, em Curitiba. Fogão e Furacão estão com 44 pontos, contra 42 do Tricolor, mas este último levaria vantagem nos critérios de desempate no caso de um empate por pontos.