Jornal Correio Braziliense

Superesportes

Santo André vence Avaí e mantém esperanças na Série A

O Santo André entrou em campo neste domingo ciente das altas possibilidades de ser rebaixado atuando diante de sua torcida, no Estádio Bruno José Daniel. Os comandados de Sérgio Soares, no entanto, não se entregaram. Contra um Avaí que ainda sonhava com a Copa Libertadores, a equipe venceu por 4 x 2 e manteve as esperanças de permanecer na Série A.

O resultado coloca o time com 38 pontos, na 18; colocação. Restando duas rodadas para o fim do Campeonato Brasileiro, o clube aparece seis pontos atrás do Botafogo, primeiro time fora da zona de rebaixamento. Já o Avaí ainda tem vaga a uma competição continental: a Copa Sul-americana. O time se despede da briga pelo G-4, com 53 pontos.

Na próxima rodada, o time faz um duelo direto contra o rebaixamento enfrentando o Náutico. Quem perder praticamente tem como certa a queda à Série B. As equipes se enfrentam no ABC Paulista às 17 horas (de Brasília) do domingo. No mesmo dia e horário, o Avaí recebe o Santos na Ressacada, em Florianópolis.

O jogo

O baixo público que compareceu ao Estádio Bruno José Daniel trazia faixas postadas de ponta-cabeça. A descrença com a situação do Santo André foi aos poucos amansada com as boas chegadas do anfitrião. A primeira delas aconteceu aos 14 minutos, quando Marcelinho Carioca aproveitou rebote em chute de Rômulo e quase encobriu o goleiro Eduardo Martini.

A resposta do Avaí veio aos 16 minutos: Caio fez bela jogada e lançou Marquinhos, que chutou firme, obrigando Neneca a fazer boa defesa. Aos 20 minutos, o Ramalhão criou o lance do gol. Rodriguinho recebeu dentro da área, fez o giro e partiu para cima da zaga, mas acabou se enroscando com Eltinho. O árbitro Djalma José Beltrami não teve dúvidas e marcou pênalti.

Marcelinho Carioca venceu as imperfeições do gramado antes de bater forte no canto esquerdo de Eduardo Martini. O goleiro acertou o lado e espalmou a bola, mas ela acabou morrendo nas redes mesmo assim. Aos 30 minutos, o Santo André ainda ampliou o placar, quando Wanderley completou com o pé um cruzamento da direita, mas o assistente anotou posição irregular.

Os minutos finais do primeiro tempo foram dos goleiros. Ávine testou Eduardo Martini aos 33 minutos, mas o arqueiro foi bem e fez a defesa. Aos 37, Caio deixou dois marcadores para trás, invadiu a área e bateu forte, mas foi Neneca quem apareceu muito bem para evitar o gol de empate. Aos 40, Eduardo espalmou uma bomba de Camilo. Aos 43, Neneca evitou gol de cobertura em cruzamento de Rafael.

O segundo tempo começou com nova excelente defesa do arqueiro do Santo André: William aproveitou rebote em cruzamento de Caio e chutou a queima-roupa, mas Neneca defendeu. Aos 9 minutos, o ataque finalmente venceu a defesa e o Ramalhão conseguiu o seu segundo gol. Em rápido contra-ataque, Camilo recebeu pela esquerda e deixou Wanderley na cara do gol. O jogador bateu de primeira, no ângulo direito.

A tranquilidade extra do anfitrião, no entanto, terminou logo depois. Na saída de bola, Muriqui entrou no lugar de Anderson Luís. Com apenas três minutos em campo, o atacante diminuiu para o Avaí: arrancou no campo de ataque e deixou dois marcadores para trás antes de tocar no cantinho do gol, quando Neneca saía para fechar o ângulo.

O elenco dirigido por Sérgio Soares, não se abalou: Aos 22 minutos, Camilo recebeu pela esquerda em contra-ataque e fuzilou de pé esquerdo para restabelecer a vantagem de dois gols do Ramalhão. O Avaí, no entanto, voltou a diminuir, em um lance estranho no Estádio Bruno José Daniel.

Aos 30 minutos, Muriqui recebeu bola enfiada no meio da defesa do Santo André, invadiu a área e bateu forte. Neneca, que saía do gol, defendeu a finalização com o rosto. No rebote, a zaga parou pedindo falta e Marquinhos apenas empurrou para o gol vazio. O árbitro validou o gol e pediu atendimento para o camisa 1 do time do ABC Paulista.

Os minutos finais foram de agonia para a torcida presente no Bruno José Daniel. O Avaí dominou a posse de bola, mas não conseguiu criar jogadas de perigo.Aos 48, o anfitrião garantiu os três pontos. Em novo contra-ataque, Camilo recebeu cruzamento dentro da área, dominou e bateu com força para marcar o quarto gol.

FICHA TÉCNICA - SANTO ANDRÉ 4 x 2 AVAÍ


Local: Estádio Bruno José Daniel, em Santo André (SP)
Data: 22 de novembro de 2009, domingo
Horário: 17 horas (de Brasília)
Árbitro: Djalma José Beltrami (RJ)
Assistentes: Dibert Pedrosa Moisés (Fifa-RJ) e Hilton Moutinho Rodrigues (RJ)
Cartões Amarelos: Marquinhos (Avaí), Rômulo (Santo André)
GOLS: SANTO ANDRÉ: Marcelinho Carioca, aos 22 minutos do primeiro tempo; Wanderley, aos 9 minutos do segundo tempo, e Camilo, aos 22 e 48 minutos
AVAÍ: Muriqui, aos 13 minutos do segundo tempo, e Marquinhos, aos 30 minutos

SANTO ANDRÉ: Neneca; Rômulo, Vinícius, Marcel, Ávine (Arthur), Ricardo Conceição, Júnior Dutra (Ricardo Goulart), Camilo e Marcelinho Carioca (Fernando); Rodriguinho e Wanderley
Técnico: Sérgio Soares

AVAÍ: Eduardo Martini; Rafael, Augusto e Anderson (Muriqui); Luís Ricardo, Marcus Vinicius (Assis), Léo Gago, Caio (Fabinho Capixaba), Marquinhos e Eltinho; William
Técnico: Silas