O polêmico gol do zagueiro Gallas, marcado após toque de mão na bola pelo atacante Thierry Henry na vitória por 2 x 1 sobre a Irlanda, pela repescagem das Eliminatórias da Copa do Mundo de 2010, ainda causa polêmica na França. Neste domingo, uma pesquisa divulgada pelo canal local France 2 indicado alto nível de reprovação.
O levantamento de dados foi feito entre 20 e 21 de novembro, quando 1.003 pessoas foram ouvidas.
Segundo informações colhidas pelo instituto Opinion Way, 81% das pessoas entrevistadas e 77% daqueles que dizem gostar de futebol não consideram merecida a classificação ao Mundial da África do Sul. Quanto à atitude de Henry, 88% dos entrevistados acham que o atacante estava errado ao trapacear no lance.
Henry colocou a mão na bola durante cruzamento na área, já na prorrogação. Ajeitou de maneira ilegal e tocou em direção ao gol, onde Gallas apareceu de cabeça para completar. O jogador admitiu a irregularidade e até aprovou a realização de outra partida contra a Irlanda, mas a Fifa vetou definitivamente a ideia.
O tento 'salvou' o técnico Raymond Domenech, que segue muito contestado na França por conta das irregulares atuações da seleção. De acordo com a pesquisa, 71% dos franceses que gostam de futebol não querem a permanência do comandante no cargo para a Copa do Mundo.