O Fluminense vai manter a sua rotina de fazer confrontos decisivos neste domingo (22/11), às 17h (de Brasília), quando visita o Sport na Ilha do Retiro, no Recife (PE), pela 36; rodada do Campeonato Brasileiro.
Depois de sofrer no meio de semana para fazer 2 a 1 no Cerro Porteño, do Paraguai, e se classificar para a decisão da Copa Sul-americana, o Tricolor, com 39 pontos, precisa ganhar para tentar deixar a zona de rebaixamento. Caso vença em Pernambuco e o Botafogo não derrote o São Paulo, o Fluminense sairá da zona de risco.
A principal motivação para o Fluminense, além de poder deixar a zona de rebaixamento, é a reação exibida nos últimos confrontos. Somando as duas competições, o Tricolor não perde há 12 jogos e ainda terá pela frente um rival que já está matematicamente rebaixado, segurando a lanterna do Brasileirão, com apenas 31 pontos, e pensando no planejamento para 2010. Outro fator favorável aos cariocas é o retrospecto na competição. No primeiro turno o Fluminense goleou o Sport por 5 a 1 no Rio de Janeiro.
Cuca, técnico do Fluminense, está muito satisfeito com o atual momento de sua equipe e confiante de que será possível escapar do rebaixamento, mesmo com a necessidade inicial de vencer os três jogos restantes. Porém, o treinador dá sinais de preocupação com o desgaste por conta do excesso de confrontos decisivos e teme que esse seja um complicador diante dos pernambucanos.
"É muito difícil você ser obrigado a jogar no limite toda quarta-feira e todo domingo. São muitas decisões em um curto espaço de tempo. Contra o Cerro Porteño, nós tivemos que correr muito e até o último minuto. Contra o Sport não será diferente e o calor em Recife será muito grande. Acredito que o nosso grau de dificuldade será máximo. Mas temos que passar por cima disso tudo", afirmou Cuca.
[SAIBAMAIS]Os jogadores do Fluminense concordam que o desgaste tem sido grande e que, por isso mesmo, todos esperam ansiosos pelo fim da temporada. Mas, nas Laranjeiras, ninguém cogita a possibilidade de chegar no fim do Campeonato Brasileiro com o rebaixamento decretado.
"Sabemos que o desgaste tem sido muito grande e isso não dá para negar. Basta ver o nível de dificuldade que estamos enfrentando em cada partida, e cada vez a coisa piora mais. Porém, não podemos pensar na possibilidade de ver esse esforço todo ser inútil. O título da Copa Sul-americana é fundamental, assim como escapar do rebaixamento, que seria uma conquista pelo ano que tivemos", disse o goleiro Rafael.
Mas o desgaste com o excesso de jogos, além do cansaço, tem trazido desfalques para o Fluminense. O zagueiro Digão, que sofreu uma fratura no pé direito, não jogará mais em 2010, enquanto o atacante Maicon, com estiramento muscular na coxa direita, não tem previsão de volta. Para piorar ainda mais o cenário para domingo, o meia Diguinho está suspenso por conta do terceiro cartão amarelo recebido na vitória de 2 a 1 sobre o Atlético-PR.
"Não é só jogar no limite o problema. A situação é que já perdemos dois jogadores importantes por conta de questões médicas e ainda tem o Diguinho, suspenso. O elenco é bom e pode suprir a ausência. Mas como o desgaste é maior, perder peças de reposição é algo muito complicado em uma reta final", disse Cuca.
Para a vaga de Digão, o zagueiro Cássio é a opção mais provável, com o equatoriano Patrício Urrutia herdando o posto de Diguinho. Alan será o companheiro de ataque de Fred.
Pelo lado do Sport, o técnico interino Levi Gomes, que está esquentando a cadeira para Givanildo Oliveira, que vai assumir em 2010, prometeu que seu time não vai entrar em campo de cabeça baixa pelo fato de ter sido rebaixado.
"O Sport tem dignidade e respeito aos seus torcedores. Portanto, tenho convicção que esse grupo vai dar uma resposta positiva dentro de campo. Vamos jogar contra o Fluminense como se fosse fundamental conquistar os três pontos", disse Levi.
O Sport também tem problemas para este jogo. O goleiro Magrão, o zagueiro Durval e o volante Hamilton, todos suspensos, ficam fora. Com isso, Cléber será o dono da camisa 1, Freire ganhará oportunidade na zaga e Zé Antônio jogará na proteção aos zagueiros. No ataque, Arce, com uma inflamação no olho, é dúvida. Caso seja vetado, entra Ciro.
FICHA TÉCNICA
SPORT-PE x FLUMINENSE-RJ
Local: Ilha do Retiro, em Recife (PE)
Data: 22 de novembro de 2009 (Domingo)
Horário: 17h(de Brasília)
Árbitro: Wilson Luiz Seneme (Fifa-SP)
Assistentes: Ednilson Corona (Fifa-SP) e João Nobre Chaves (SP)
SPORT: Cléber, Igor, César e Freire; Élder Granja, Zé Antônio, Adriano Pimenta, Moacir e Dutra; Ciro e Arce
Técnico: Levi Gomes
FLUMINENSE: Rafael, Dalton, Gum e Cássio; Mariano, Diogo, Patricio Urrutia, Darío Conca e Dieguinho; Alan e Fred
Técnico: Cuca