A direção gremista trabalha em ritmo intenso nos bastidores. Enquanto os jogadores terão o fim de semana de folga, os cartolas buscam acertos para a próxima temporada. O meia Hugo e o atacante Borges, ambos do São Paulo, são contratações alinhavadas. O próximo passo é acertar com um treinador para comandar o time em 2010. O nome com maior peso é o de Adilson Batista, do Cruzeiro. Ele irá anunciar sua decisão na metade da próxima semana. Silas, do Avaí, e Dorival Júnior, do Vasco, também são cotados.
Os reforços para a próxima temporada também virão do exterior. "Tem alguém que vai atravessar o oceano Atlântico", declarou o assessor de futebol Luis Onofre Meira ao jornal Correio do Povo.
Segundo a publicação, o clube volta a tentar o atacante Leandro, ex-São Paulo. O jogador está no Verdy Tokyo, do Japão. Clubes e jogador participaram de uma longa tratativa na metade do ano. Porém, os japoneses não liberaram o avante.
O setor ofensivo será o que sofrerá maiores modificações. A permanência de Maxi López é incerta. Para ele seguir no Olímpico, o Grêmio precisa pagar 1,5 milhão de euros ao FC Moscou, além de, possivelmente, dar uma aumento de salário ao atacante. Já Perea e Herrera vestirão outra camisa em 2010.