A situação instável do Flamengo nos bastidores tem-se refletido dentro de quadra. Sem receber salários há três meses, os jogadores da equipe caíram pela segunda vez seguida na nova edição do Novo Basquete Brasil (NBB). Em partida emocionante realizada no Sul do país nesta sexta-feira, o ADL/Sercomtel/Londrina ganhou por 86 a 84 na prorrogação, após empate de 72 pontos no tempo normal.
Para se detectar o momento ruim por que passa o Flamengo, basta comparar as campanhas realizadas no NBB desta e da última temporada. Em 2008/09, os rubro-negros sagraram-se campeões com uma campanha de 26 vitórias nos 28 compromissos da primeira fase. Neste ano, a sociedade só disputou três embates, dos quais perdeu também dois.
Contra o Londrina, nem os bons inícios no primeiro quarto (quando logo abriu 5 a 0) e no segundo (marcou os primeiros 11 pontos do período) serviram para evitar a derrota dos visitantes. No fim do tempo regulamentar, eles ainda tiveram a chance de vencer no estouro do cronômetro, mas Duda se equivocou. Oito segundos antes, Fernando Mineiro havia igualado o placar para os anfitriões.
Na prorrogação, o equilíbrio também marcou as ações até que Guilherme anotou três de seus 26 pontos na noite e assegurou uma vantagem de 82 a 79 em favor da equipe paranaense. Na disputa de lances livres no fim, o plantel não errou e alcançou o segundo êxito em três jogos no NBB. Esse retrospecto pode ser melhorado na próxima sexta-feira, às 20h, quando enfrenta o Pinheiros, em São Paulo. No mesmo dia e horário, o Flamengo também atua longe de seus domínios, diante do São José.
Ao final, a noite foi mesmo de Guilherme, vice-cestinha do encontro com quatro bolas da linha dos três, incluindo aquela decisiva. Com 27 pontos e um a mais que o colega, Fernando Mineiro foi outro atleta a apresentar um grande rendimento. Pelo Flamengo, Marcelinho novamente se destacou como o melhor, tendo assegurado 25 tentos no total.