Jornal Correio Braziliense

Superesportes

'Experiente', LDU tenta vaga na final contra River uruguaio

Campeã da Copa Libertadores em 2008 e da Recopa Sul-americana nesta temporada, a LDU testa sua experiência em competições internacionais nesta quinta-feira. Na altitude de Quito, no Equador, a equipe recebe o surpreendente River Plate, do Uruguai, às 20h15 (de Brasília) em busca de uma vaga na final da Copa Sul-americana.

Derrotada por 2 x 1 na partida de ida, em Montevidéu, a LDU tem agora a hora da decisão, na qual a equipe não costuma vacilar - essa é a principal esperança do elenco comandado por Jorge Fossati. Dento de casa, o time precisa de vitória para confirmar a vaga na grande decisão - empate dá a vaga ao River Plate e triunfo por novo 2 x 1 leva a decisão para os pênaltis.

"A experiência é importante em uma equipe que está acostumada a jogar esse tipo de partida com uma mentalidade tranquila, que permite não sentir o nervosismo. Especialmente para enfrentar rivais da categoria do River Plate", disse o veterano Ulises De La Cruz. A LDU ainda precisará se recuperar de derrota no clássico com o Deportivo Quito no último final de semana, pelo Campeonato Equatoriano.

"O que aconteceu ante o Deportivo Quito permaneceu no clube, uma vez que a partida terminou, porque agora estamos pensando apenas em assegurar a classificação à final da Copa Sul-americana contra um rival que também tem seus méritos", minimizou o meia Edison Méndez.

Já o River Plate se prepara de maneira tranquila para a partida, que será disputada no Estádio Casa Blanca, na capital equatoriana. Vitorioso no confronto de ida, agora só precisa se segurar fora de casa para confirmar a vaga. Apesar de depender apenas de um empate, a confiança uruguaia vai muito além disso.

"Nós sabemos bem nossa forma de jogar. Estamos bem, tranquilos", confirmou o goleiro Luciano dos Santos. A LDU não será o único adversário do River Plate, que também terá de vencer a altitude de 2.850 metros, em Quito. Para isso, o time está concentrado desde o último sábado na capital equatoriana. Mesmo com os efeitos do ar rarefeito, o técnico Juan Ramón Carrasco promete manter a postura do time.

"Temos que atacar, não sabemos jogar de outro jeito. Sabemos que somos diferentes do resto dos times, por isso não vamos chegar ao gol por uma casualidade ou com jogadas fracas. Jogaremos da forma mais normal que pudermos", disse o comandante do River Plate uruguaio.

Sem ;apagão; - A partida entre LDU e River Plate teve seu horário alterado em decisão divulgada pela Conmebol na terça-feira. Antes marcado para as 19h15 (22h15 no Brasil), foi adiantado em duas horas para evitar gastos de energia, uma vez que o Equador vive crise de abastecimento e passa por racionamento.

FICHA TÉCNICA
LDU-EQU x RIVER PLATE-URU


Local: Estádio Casa Blanca, em Quito (Equador)
Data: 19 de novembro de 2009, quinta-feira
Horário: 20h15 (de Brasília)
Árbitro: Oscar Julián Ruiz (Colômbia)
Assistentes: Abraham González e Humberto Clavijo (ambos da Colômbia)

LDU: Alexander Domínguez; Norberto Araujo, Carlos Espínola e Jairo Campos; Néicer Reasco, Ulises De la Cruz, William Araujo, Edison Méndez e Diego Armando Calderón; Claudio Graf e Claudio Bieler
Técnico: Jorge Fossati

RIVER PLATE
: Luciano Dos Santos; Diego Sosa, Ronaldo Conceicao e Mauricio Prieto; Mario Rizotto, Gonzalo Porras e Diego Silva; John Varela, Richard Porta, Federico Puppo e Jorge Córdoba
Técnico: Juan Ramón Carrasco