O Palmeiras está ciente de que precisa acabar imediatamente com a má fase no Campeonato Brasileiro. Nesta quarta-feira, às 21h50, no estádio Olímpico, o clube de Palestra Itália enfrenta o Grêmio e tem a vitória como única opção para manter viva a perspectiva de conquista de título nacional após 14 anos. Em caso de novo tropeço alviverde, os ponteiros São Paulo e Flamengo podem disparar na classificação.
"A situação é difícil, mas ainda temos chance. Para manter o sonho de título, o único resultado que nos interessa é a vitória", concorda o técnico Muricy Ramalho, campeão nos três anos anteriores com o São Paulo.
O treinador alviverde promete um time ousado diante de um rival que ainda não foi derrotado em casa no Brasileirão-2009 - foram 12 triunfos e cinco empates dos gaúchos no Olímpico. "Sabemos que a missão é difícil, mas não é nada impossível. A vitória contra o Grêmio vai nos recolocar na briga pelo título. Vamos com o pensamento de ganhar três pontos", emenda o comandante alviverde.
Um fator que poderia ajudar o Palmeiras é a falta de objetivos do Grêmio na reta final da temporada. Os gaúchos não brigam mais por título nem pela vaga na Copa Libertadores da América. Ainda assim, Muricy Ramalho respeita a tradição de imortal do Tricolor gaúcho e descarta uma missão simples em Porto Alegre.
"Facilidade não tem, todos viram nosso jogo com o Sport. É fim de ano, jogadores estão pensando em renovar contrato, é muito importante para aquele que vai jogar. Não acredito em um rival relaxado, nunca vi ninguém entrar em campo mais ou menos. Jogador vive de imagem, precisa mostrar seu trabalho", alerta o técnico.
A prioridade no Palestra Itália é, portanto, retomar o bom futebol. Os próprios atletas estão incomodados com a queda de rendimento. "Estou triste com os resultados que não conseguimos, mas não tem mais o que lamentar, não tem como voltar atrás. O campeonato ainda está no seu final, muita coisa pode acontecer, todos os candidatos ao título têm jogos complicados", observa o meia Diego Souza.
Na batalha do Sul, o Palmeiras confia na volta de seu principal guerreiro. Depois de dois meses e meio, Pierre retorna ao time titular com a meta de dar consistência ao sistema defensivo do Alviverde. Ele terá de superar a falta de ritmo pela grave lesão sofrida no tornozelo esquerdo no início de setembro.
Outro que pode aparecer entre os titulares é o meia Deyvid Sacconi, destaque do empate contra o Sport. Em compensação, os desfalques são o volante Souza (suspenso), além do zagueiro Maurício Ramos e do meia Cleiton Xavier (contundidos). Já o goleiro Marcos e o zagueiro Danilo saíram ilesos de julgamento no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) e estão escalados, como também é o caso do atacante Vagner Love, que retorna de suspensão.
Problemas: O Grêmio nunca entrou para defender sua invencibilidade no Olímpico tão desfalcado. Ao todo serão quatro ausências. No gol, Victor cumprirá suspensão pelo terceiro amarelo recebido do empate diante do Cruzeiro. O mesmo caso vive o meia Tcheco. Já o volante Túlio e o lateral Fábio Santos foram expulsos na última rodada e também ficam fora. No gol, a substituição é natural com a entrada de Marcelo Grohe. No meio ingressam Souza, que retorna de suspensão, e Maylson. Na lateral, Lúcio retoma sua posição entre os titulares.
O zagueiro Rever, que saiu de campo sentido fortes dores no tornozelo no fim de semana, realizou exames e uma lesão não foi constatada. Desta maneira, ele estará em campo. O jogador tem seu futuro incerto para a próxima temporada. A Lazio, da Itália, pode ser o seu destino, apesar do defensor afirmar que seu objetivo é seguir no Olímpico.
Jogando apenas pela honra, pois está alijado da disputa pelo título e pela Libertadores, o Grêmio tem sido um grande aliado do rival Inter. Nas duas últimas rodadas, o Tricolor gaúcho empatou com São Paulo e Cruzeiro, aproximando o maior rival das primeiras colocações. O gol de Herrera, que empatou a partida contra os mineiros aos 47 minutos do segundo tempo, foi essencial para o ingresso dos colorados no G-4.
"É um caso delicado esse de favorecer ou não o Inter. A gente pode acabar beneficiando o rival, mas independente disso temos que manter o tabu dentro de casa, e vamos tentar isso. Temos que fazer nosso papel. Se beneficiarmos outras equipes, paciência", comentou Grohe.
Apesar de ter o melhor retrospecto em termos percentuais entre os três técnicos que passaram pelo clube em 2009, o interino Marcelo Rospide ainda não venceu pelo Brasileirão. Foram três partidas. Nas duas primeiras rodadas, empate com o Santos e derrota para o Atlético-MG. Depois, o empate diante do Cruzeiro.
FICHA TÉCNICA
GRÊMIO x PALMEIRAS
Local: Estádio Olímpico, em Porto Alegre (RS)
Data: 18/11/2009 (quarta-feira)
Horário: 21h50 (de Brasília)
Árbitro: Heber Roberto Lopes (Fifa-PR)
Assistentes: Robert Braatz (Fifa-PR) e Alessandro Álvaro Rocha de Mato (Fifa-BA)
GRÊMIO: Marcelo Grohe; Willian Thiego, Rafael Marques, Réver e Lúcio; Adilson, Fábio Rochemback, Maylson (Herrera) e Souza; Douglas Costa e Maxi López.
Técnico: Marcelo Rospide
PALMEIRAS: Marcos; Figueroa, Maurício, Danilo e Armero; Edmilson, Pierre, Sandro Silva (Deyvid Sacconi) e Diego Souza; Vagner Love e Obina
Técnico: Muricy Ramalho.