O meio-campista Arouca foi formado nas categorias de base do Fluminense e conhece bem a força do Flamengo nos bastidores do futebol nacional. No entanto, mesmo ciente do poder extracampo do Rubro-negro, o atleta adverte que o São Paulo depende apenas de sua própria capacidade para ser campeão brasileiro.
"Não sei se isso decide um título, mas eles têm força nos bastidores. Mesmo assim, temos de esquecer isso. Nosso trabalho precisa ser vencer dentro de campo e deixar isso sem falar", ponderou o atleta, que tentou se corrigir para evitar polêmica.
"É complicado até falar porque posso ser mal interpretado, mas a visibilidade do Flamengo é maior e há uma pressão porque não ganha este título faz tempo. Nosso objetivo é trabalhar forte a semana. Se quiser brigar, o Flamengo vai ter de ganhar as três e torcer para nós perdemos. Se a gente entrar em campo e fizer o nosso papel, nada de extracampo vai fazer a diferença", argumentou.
Restando três rodadas para o término da competição, o Tricolor aparece na liderança isolada do Campeonato Brasileiro, com 62 pontos, apenas dois a mais que o Flamengo. Apesar da constatação de Arouca, o técnico Ricardo Gomes minimizou o assunto.
"Se jogarmos bem, não há pressão que vá contrariar a qualidade de nosso jogo. No Rio de Janeiro, os quatro grandes conseguem pressionar nos bastidores, mas não é diferente de São Paulo, Rio Grande do Sul, Minas Gerais... O que decide é a qualidade em campo", comentou.