Campeão olímpico em Pequim-2008, o Brasil defenderá seu título em Londres-2012. No entanto, a seleção feminina já pensa nos Jogos do Rio de Janeiro-2016. Após conquistar o vice-campeonato da Copa dos Campeões no Japão, o técnico José Roberto Guimarães prepara o novo projeto.
"Essa não é uma idéia só da comissão técnica, mas também da Confederação (Brasileira de Vôlei) e do COB (Comitê Olímpico Brasileiro). A gente tem que pensar no Rio-2016", declarou o treinador ao desembarcar no Aeroporto de Guarulhos na manhã desta terça-feira.
Em 2010, o plano é utilizar o time B em alguns campeonatos disputados e conquistados pela equipe principal nesta temporada, entre eles a Copa Pan-Americana e o Final Four. De acordo com o treinador, as jogadoras mais jovens podem ser aproveitadas nos dois grupos.
"Agora, a preocupação é Londres, mas também temos que pensar mais a longo prazo no Rio de Janeiro. Precisamos pensar nessa geração que vai disputar em 2016, temos que formar uma nova geração. Esse é o objetivo principal", declarou o treinador da seleção feminina.
Apesar de falar com preocupação sobre a prepararão para os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, José Roberto Guimarães não pretende comandar o time do banco de reservas. Por outro lado, ele admite participar de alguma outra forma durante a competição no Brasil.
"Não chego até 2016. 2012 é a última. Se eu puder ajudar e estar presente, vou fazer o possível, mas como treinador, acho muito difícil. Meu futuro está planejado até Londres-2012. Depois, não sei o que vou fazer. Já vou estar com 58 anos, vamos ver", disse o técnico, que promete se dedicar exclusivamente à seleção em 2010.