Valência (Espanha) ; Felipe Massa venceu sua última corrida em Interlagos-2008. Desde então, disputou nove provas e sofreu um grave acidente na Hungria. Neste domingo, ele voltou a pilotar o modelo F-60 da Ferrari e festejou seu retorno ao cockpit ao carro desta temporada como se fosse um pódio.
"Foi fantástico e estou muito feliz. Apesar de ter dirigido pouco, eu realmente gostei de estar lá. Estou muito motivado: esse dia para mim é como se fosse uma vitória. Foi exatamente como antes do acidente em Hungaroring", comemorou o piloto brasileiro.
Felipe Massa já tinha feito testes em Fiorano, mas a bordo do carro de 2008. Depois de apenas acompanhar dos boxes as últimas provas do calendário, o brasileiro voltou a guiar o modelo atual no Ferrari World Finals, evento promovido todos os anos pela escuderia italiana.
"Estou muito satisfeito por estar aqui e poder trabalhar com a equipe. É verdade que estive com eles em São Paulo e Abu Dhabi, mas pilotar é realmente extraordinário! Também quero agradecer a todos os fãs, que estiveram muito próximos de mim durante os últimos meses", declarou.
No evento realizado na cidade espanhola de Valência, Massa encontrou o espanhol Fernando Alonso, substituto do finlandês Kimi Raikkonen como companheiro do brasileiro na próxima temporada. "Esperamos que possamos dar aos nossos fãs algumas alegrias em 2010", afirmou.
Antes do Grande Prêmio do Brasil, Massa causou mal-estar na Ferrari ao afirmar que seu futuro companheiro sabia do esquema da Renault para manipular o resultado de Cingapura-2008 (a prova foi vencida pelo espanhol). No Ferrari World Final, no entanto, o brasileiro foi diplomático. "Fernando e eu realmente queremos ser a melhor dupla da Fórmula 1", declarou.
Felipe Massa deu aproximadamente 20 voltas no Circuito de Cheste. Rob Smedley, engenheiro de pista do brasileiro, também tratou de festejar o retorno. "Ele tem um incrível gosto pela vitória. É outro pequeno passo à frente na preparação para voltar a competir. O tempo das voltas? Não pensei atenção neles", disse.
De acordo com o site oficial da Ferrari, após voltar a pilotar o F60 em Valência, Felipe Massa foi diretamente para o aeroporto e pegou um avião com destino a São Paulo. Ao lado da esposa Raffaela, o piloto da escuderia espera pelo nascimento de seu primeiro filho.