Atropelado pelo Denver Nuggets na última sexta-feira, o Los Angeles Lakers seguiram em baixa duas noites depois. Caindo pela primeira vez em casa nesta temporada, a equipe perdeu por 101 x 91 e acabou vaiada pela torcida no reencontro com o Houston Rockets neste domingo, quando Trevor Ariza, agora defendendo os alvirrubros, recebeu o anel referente ao título da NBA de 2008/09, obtido ainda na Califórnia.
Apenas o quinto colocado da Conferência Oeste, os Lakers conheceram dois reveses consecutivos e já somam três em menos de um mês de novo campeonato - na última temporada, demoraram até 3 de dezembro para atingir esse número negativo. Para piorar, os Rockets formam um plantel muito conhecido pelos comandados de Phil Jackson, que haviam batido o rival no Texas em 4 de novembro.
No reencontro, a volta de Ariza ao ginásio Staples Center, no qual atuava desde 2007 até ser trocado por Ron Artest, serviu para ele enfim receber o anel de campeão. A cerimônia, ao final, teve a presença do grande amigo do ala, Kobe Bryant, um vídeo de agradecimento editado pela direção do Los Angeles, e serviu para animar os outros atletas do Houston. "Foi a primeira vez que vi um desses. Isso nos fez praticar um basquete inspirado", contou o armador Aaron Brooks, destaque do jogo com o recorde pessoal de 33 pontos.
Homem que motivou toda essa festa, Ariza teve um rendimento discreto com nove pontos e oito rebotes, assim como Kobe. Em uma de suas piores exibições nesta edição da NBA, o astro errou 15 de 20 arremessos e se limitou a 18 tentos. Pior: ainda saiu de quadra com a contusão no joelho, sentida já há uma semana, piorada. "Estou mortificado. Já me senti melhor, mas vocês sabem que não dou desculpas. Tudo ficará bem", garantiu.
Suns seguem invicto em casa: A nova derrota do Los Angeles Lakers deixou o Phoenix Suns ainda mais tranquilo na liderança do Oeste. Neste domingo, porém, foi bastante difícil para o time manter a invencibilidade em casa na temporada, sendo que o Toronto Raptors só tombou por 101 x 100.
Um dos melhores ataques da NBA, os Suns tiveram na última noite sua segunda pior jornada em termos de número de pontos nesta temporada. Mesmo assim, venceram graças a uma bandeja que ainda rendeu um arremesso de bonificação a Steve Nash, em lance ocorrido a 38s9 para o fim da partida. Os três pontos do canadense, que anotou 23 e também distribuiu nove assistências no total, seriam os últimos marcados na noite do Arizona.
Único brasileiro a atuar na rodada, Leandrinho Barbosa continuou discreto desde que se recuperou de uma contusão no punho direito. Em apenas 16 minutos, ele se equivocou em cinco de sete chutes e deixou a quadra com seis pontos e quatro rebotes.
Confira todos os resultados da NBA neste domingo:
Los Angeles Lakers 91 x 101 Houston Rockets
Phoenix Suns 101 x 100 Toronto Raptors
Oklahoma City Thunder 93 x 101 Los Angeles Clippers
Detroit Pistons 90 x 95 Dallas Mavericks