Jornal Correio Braziliense

Superesportes

Flu bate Furacão e mantém vivo o sonho da permanecer na Série A

Com 50 mil pessoas no Maracanã, o Fluminense deu mais um passo para tentar escapar do rebaixamento no Campeonato Brasileiro ao bater o Atlético-PR por 2 x 1, em um duelo direto na parte de baixo da classificação. Com 39 pontos, os cariocas ficam apenas dois pontos atrás do Botafogo e a quatro do Rubro-negro, que já não vive mais uma situação tão confortável, com 41 pontos.

Depois de um início morno de jogo, o Tricolor começou a pressionar e precisou de 17 minutos para abrir o placar com Fred, que, com oportunismo, aproveitou cruzamento de Maicon para empurrar para as redes. Após o intervalo, os visitantes melhoraram e a partida ficou mais disputada. Mas, aos 18 minutos, Conca lançou Maicon, que deu um toque por cima de Gallato para ampliar. Aos 38 minutos, Marcelo descontou com um chute forte, mas já era tarde.

Na próxima rodada, o Flu irá à Ilha do Retiro, onde enfrentará o já rebaixado Sport, no domingo. No mesmo dia, o Atlético-PR receberá o Botafogo, em outro duelo direto contra o rebaixamento, na Arena da Baixada, em Curitiba.

O jogo - Antes de a bola rolar, foi feita uma homenagem ao ex-jogador Washington, que fez sucesso com as duas camisas e passa por um raro problema de saúde.

Com muita disputa no meio-campo, os times começaram apenas se estudando, truncando a partida. Aos 9 minutos, Alex Sandro tentou acabar com o marasmo, fez a jogada, levantou na área, mas a zaga tricolor afastou. Aos 12 minutos, Everton partiu em velocidade, mas Gallato deixou a meta para interceptar.

O Fluminense começou a pressionar, empurrado pelo torcedor e ajudado pelos erros de passes do Rubro-Negro. Aos 14 minutos, Conca cobrou falta na intermediária, pela linha de fundo. Até que, aos 17 minutos, Conca lançou Maicon, que invadiu a área e tocou paro ao meio, onde apareceu de carrinho Fred para abrir o placar. Aos 21 minutos, Maicon apareceu em velocidade na área, e o goleiro atleticano deixou o gol mais uma vez para dominar.

Pressão do Furacão e, após cruzamento de Paulo Baier, aos 25 minutos, Nei desviou de letra de Rafael impediu o golaço. No lance seguinte, Wallyson virou o corpo e bateu dentro da área, exigindo outra boa defesa do goleiro carioca. A resposta veio em grande estilo, aos 31 minutos, com uma bicicleta de Maicon que Gallato salvou no susto. Aos 40 minutos, Conca cobrou falta na lateral da área e acertou a rede, pelo lado de fora.

Na segunda etapa, o técnico Antônio Lopes colocou o Atlético-PR no ataque, com Alex Mineiro no lugar do zagueiro Everton Luis. Mas o primeiro chute foi do Flu, com Diguinho abrindo espaço e chutando torto, para fora. Na resposta, aos dois minutos, Manoel deixou Wallyson na cara do gol e o chute foi pela linha de fundo. Aos cinco minutos, Maicon chegou batendo na área e errou a mira. Aos sete minutos, Fred tentou o cruzamento, ma ninguém chegou.

O Tricolor tentava explorar também os contra-ataques, como aos 11 minutos, quando Rhodolfo salvou no último momento uma arrancada com endereço certo. Aos 16 minutos, Alex Mineiro recebeu na entrada da área, escolheu o canto e tocou à esquerda da meta, com Rafael vendido no lance. Aos 17 minutos, Conca arriscou o chute e Gallato tirou da párea. Mas no minuto seguinte, Maicon, com muita categoria, tocou por cima de Gallato e aumentou a vantagem.

Precisando reverter o resultado, o Delegado mudou novamente, colocando o atacante Marcelo no lugar do volante Renan. Aos 27 minutos, Wesley cobrou escanteio fechado e Rafael ficou com a bola. Aos 31 minutos, Fred recebeu em velocidade, se jogou na bola, mas o camisa 1 atleticano saiu bem do gol. Aos 38 minutos, o jovem Marcelo recebeu na entrada da área e fuzilou para as redes. Aos 43 minutos, Wallyson arriscou de longe e Rafael agarrou.