Com 57 pontos e na luta pela conquista do título do Campeonato Brasileiro, o Flamengo tem um difícil compromisso neste domingo (15/11), quando visita o Náutico às 17 horas (de Brasília), nos Aflitos. Isso porque o Timbu, que costuma complicar a vida dos adversários em Pernambuco, precisa desesperadamente de um resultado positivo, já que está na zona de rebaixamento, com 35 pontos conquistados.
Andrade, técnico do Flamengo, tem procurado afastar qualquer tipo de ansiedade que possa atrapalhar o desempenho de seu elenco. Por isso mesmo, apesar da maioria falar em luta pelo título, o comandante rubro-negro prefere lembrar da necessidade de os flamenguistas garantirem uma vaga na próxima Copa Libertadores.
"Tenho procurado pensar em um jogo de cada vez e em cada ponto que podemos conquistar de cada vez. O Flamengo sempre entra em uma competição pensando em conquistar o título, mas precisamos lembrar que, em caso de derrota, poderemos deixar a zona de classificação para a próxima Copa Libertadores. Portanto, é preciso focar em um objetivo de cada vez", disse Andrade.
Para os jogadores do Flamengo, o confronto diante do Náutico tem tudo para ser um dos mais complicados nesta reta final de Campeonato Brasileiro. Isso porque o Náutico está vivendo situação delicada na tabela de classificação. A ordem, portanto, é tirar proveito do desespero dos rivais.
"O Náutico vai precisar ganhar esse jogo de qualquer maneira para seguir na luta contra o rebaixamento, já que está em situação delicada na tabela. Por isso mesmo, o jogo tem um caráter completamente decisivo para eles. O Flamengo pode saber tirar proveito desta situação se jogar com inteligência, valorizando a posse de bola e atuando de maneira vertical e objetiva", disse o lateral direito Leonardo Moura.
"Tenho convicção de que podemos fazer um bom jogo e garantir os três pontos", complementou. Para que a tarefa seja facilitada, os atletas flamenguistas pensam em abrir vantagem no marcador, assim como fizeram na semana passada, quando derrotaram o Atlético-MG por 3 a 1, em Belo Horizonte (MG).
"O Náutico precisa do resultado positivo e por isso mesmo vai acabar ficando mais nervoso se o Flamengo conseguir sair na frente no marcador. Abrir vantagem no primeiro tempo foi importante para derrotarmos o Atlético Mineiro. Mas o importante é ganhar o jogo e teremos noventa minutos para isso", disse o zagueiro Álvaro.
Para este duelo, o Flamengo tem dois desfalques. O lateral esquerdo Juan está suspenso por ter recebido o terceiro cartão amarelo contra o Galo. Já o volante Maldonado fica fora servindo à seleção chilena em amistosos internacionais. Dessa maneira, o lateral direito Éverton Silva atuará improvisado pelo lado esquerdo, enquanto Toró ganha a vaga no meio.
Pelo lado do Náutico, o técnico Geninho reconhece que a permanência na elite do futebol brasileiro está cada vez mais complicada, mas pretende ver seus atletas pensando em um jogo de cada vez.
"Chances de escaparmos existem, mas não podemos fugir da realidade, pois o Botafogo tem seis pontos de vantagem para a nossa equipe, vem jogando bem e pode impedir a nossa meta se ganhar seus jogos. Mas nossa obrigação é pensarmos apenas no próximo compromisso e procurarmos fazer a lição de casa", disse Geninho.
Para este compromisso o Náutico não poderá contar com o zagueiro Márcio e nem com o volante Johnny, suspensos por conta do terceiro cartão amarelo recebido na derrota de 3 a 1 para o Santos. Desta maneira, Vágner, que volta de suspensão, ganha a vaga na zaga, enquanto Juliano será escalado no meio. No primeiro turno as duas equipes empataram por 1 a 1, no Rio de Janeiro, placar lamentado até hoje pelos cariocas.