Demorou 28 anos, mas a Nova Zelândia voltará a disputar uma Copa do Mundo. Neste sábado (14/11), o time da Oceania garantiu sua vaga no Mundial da África do Sul ao bater o Bahrein na repescagem por 1 a 0 (no jogo de ida, as equipes haviam empatado sem gols).
O gol da classificação aconteceu aos 45 minutos do primeiro tempo, através de Rory Fallon. Palco de disputas de rúgbi, o Estádio Westpac teve todos os seus 35 mil lugares ocupados por torcedores.
Em sua única participação no principal evento do futebol mundial, os neozelandeses caíram ainda na primeira fase, com três derrotas: Escócia (5 a 2), União Soviética (3 a 0) e Brasil (4 a 0). Por sua vez, o Bahrein repetiu a Copa de 2006 e mais uma vez ficou na repescagem. O time nunca conseguiu disputar um Mundial.
Com uniforme baseado no da Inglaterra, os jogadores da Nova Zelândia jogam todo de branco e são conhecidos como os "All Whites" - trata-se de uma referência ao time mais popular do país, os "All Blacks", campeões mundiais de rúgbi em 1987.