A Portuguesa praticamente deu adeus ao sonho de retornar à Primeira Divisão do futebol nacional. Nesta sexta-feira, a Lusa ficou apenas no empate por 1 x 1 com o Duque de Caxias, no Canindé, em confronto válido pela 36ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série B e precisará de um milagre para conseguir um lugar na elite nacional em 2010.
[SAIBAMAIS]Mesmo subindo ao quinto lugar com a igualdade, a Portuguesa chegou aos 58 pontos e poderá ver o Atlético-GO, quatro tentos à frente na tabela, eliminar suas chances matemáticas neste sábado (14/11), caso vença o Ipatinga, fora de casa. O Duque de Caxias, por sua vez, alcançou os 48 e subiu à décima colocação.
Em situação complicada para conquistar o acesso à elite do futebol nacional, a Portuguesa voltará a campo no próximo sábado, às 17h, horário de Brasília, para pegar o Vasco. Por outro lado, o Duque de Caxias, garantido na Série B, enfrenta o Figueirense, no estádio Orlando Scarpelli, na mesma data e horário.
O jogo
Necessitando da vitória para manter o sonho do acesso à Série A, a Portuguesa entrou com uma postura ofensiva, procurando furar o bloqueio defensivo do Duque de Caxias. Contudo, os donos da casa encontraram muitas dificuldades no setor de criação e arriscaram muitos lançamentos longos para o atacante Kempes, substituto do suspenso Zé Carlos.
A pouca mobilidade ofensiva da Portuguesa obrigou o time de Benazzi a arriscar jogadas individuais. Aos dez minutos, Fellype Gabriel passou pela marcação e arriscou de fora da área. A bola passou perto da trave de Vinícius.
A Portuguesa manteve o ritmo de jogo lento e sofreu o resultado aos 34 minutos. Após disputa pelo alto, o zagueiro Santiago arriscou da intermediária e surpreendeu o goleiro Muriel. Golaço do Duque de Caxias para abrir o marcador e acionar os primeiros protestos no estádio do Canindé.
As reclamações oriundas das arquibancadas tornaram-se maiores ainda nos 45 minutos finais. A Portuguesa não ameaçou o Duque de Caxias e, com um rendimento muito abaixo do normal, sequer criou oportunidades claras de conseguir o empate. Contudo, em um lance despretensioso, a Lusa teve a chance de igualar.
Aos 32 minutos da segunda etapa, Marco Antônio cobrou falta para a área, desviada por Gustavo, último homem da barreira, com a mão. Sem pestanejar, Heber Roberto Lopes assinalou pênalti para a Lusa. Na cobrança, Fellype Gabriel deslocou Vinícius com categoria e deixou tudo igual no Canindé.
A última grande chance da vitória surgiu nos acréscimos, quando Fabrício soltou uma bomba e viu Vinícius fazer um milagre. Sem a vitória, a Portuguesa praticamente deu adeus ao sonho de retornar à elite e permanecerá na Segunda Divisão em 2010.