A vaga para a Masters Cup, que parecia muito difícil para Robin Soderling, aproximou-se do sueco nesta sexta-feira. Porém, ele não aproveitou as chances concedidas por Novak Djokovic e se despediu do Masters 1000 de Paris ao perder por 6/4, 1/6 e 6/3 nas quartas de final. Assim, o sueco está fora da Copa do Mundo do tênis, que terá como último integrante Fernando Verdasco ou Jo-Wilfried Tsonga.
Se ganhou a oitava partida seguida pelo circuito profissional, Djokovic tem muito a agradecer a sua força mental. No primeiro set, de forma impressionante ele salvou oito de nove break point, a maioria após encaixar grandes serviços, e impediu que o sueco saísse na frente do marcador.
Após perder a concentração e levar um passeio no segundo, o número três do mundo conseguiu controlar o ímpeto do rival, que na última parcial perdeu o saque justamente quando não podia, tendo cometido três erros não forçados e uma dupla-falta para permitir que o favorito servisse em 5/3.
Com a vitória em 1h57, o sérvio acabou com as chances de Soderling avançar à Masters Cup pela primeira vez na carreira - o sueco precisava ser finalista em Paris para obter o feito. Assim, ajudou Verdasco, já fora da competição desta semana, e Tsonga, que só ultrapassará o rival espanhol no ranking do ano se repetir a história de 2008 e garantir o título no próximo domingo.
Para seguir sonhando com a vaga em Londres e encarar o próprio Djokvoic nas semis do ATP 1000, o francês precisa antes passar por Rafael Nadal. O jogo acontece ainda nesta sexta-feira.