Adotando um estilo envolvente e ofensivo de atuar, o River Plate, do Uruguai, derrotou na noite desta quinta-feira a LDU, do Equador, pelo placar de 2 a 1 e largou à frente na fase semifinal da Copa Sul-americana. A partida de volta entre os rivais será realizada no próximo dia 19, às 22h15, horário de Brasília, em plena altitude de Quito.
A vitória no estádio Centenário sentencia o River Plate como maior surpresa da competição. Sem o ;status; de grandes equipes como o Internacional, Boca Juniors e River Plate, os uruguaios precisam de um empate fora de casa para conquistarem um lugar na decisão da competição. Por outro lado, a LDU, campeã da Libertadores em 2008, necessita de um triunfo simples para avançar.
Maior surpresa da Sul-americana, o River Plate começou a partida impondo o seu característico ritmo veloz e surpreendeu a LDU logo aos oito minutos da primeira etapa. Richard Porta recebeu belo passe em profundidade, invadiu a área e chutou forte, sem chances para o goleiro Domínguez. Festa no estádio Centenário.
Em vantagem no marcador, o River Plate passou a controlar a posse de bola e assustar a LDU. Em contrapartida, os visitantes não conseguiam encaixar um jogo para combater a velocidade dos uruguaios. Na beira do gramado, o técnico Jorge Fossati externava toda sua irritação com a fraca atuação dos equatorianos.
A bronca do treinador surtiu efeito nos visitantes, que chegaram ao empate com 33 minutos. O lateral Neicer Reasco, ex-São Paulo, recebeu com liberdade na ponta direita e arriscou o cruzamento para a área. Após um inteligentíssimo corta-luz de Graf, Mendez chutou desequilibrado e decretou a igualdade.
Depois de sofrer o empate, o River Plate apresentou-se ainda mais ofensivo e quase passou à frente novamente no placar. Aos 41 minutos, Porta cruzou para a área e Córdoba conseguiu o desvio. A bola caprichosamente bateu na trave e voltou nas mãos de Domínguez.
Inspirado na partida, o goleiro da LDU precisou trabalhar logo no primeiro lance da segunda etapa, quando Córdoba, livre na pequena área, chutou em cima do equatoriano uma grande chance de fazer o segundo. Entretanto, aos 14 minutos, Domínguez não pôde segurar o resultado. Após linda jogada pela ponta direita de Varela, a bola chegou aos pés de Córdoba, que finalizou com precisão e decretou a vitória do River.