A quatro rodadas e 12 pontos do término da Série B do Campeonato Brasileiro, qualquer resultado passa a ser considerado crucial. Desse modo, Fortaleza e Ponte Preta se enfrentam às 21h50 (de Brasília) desta terça-feira, para respectivamente manterem vivas ou não as chances de não cair e de subir.
Enquanto a equipe campineira vem de uma vitória sobre o Brasiliense e, com 52 pontos (a sete da quarta colocação), ainda tenta um último embalo para tentar retornar à elite, o time nordestino tem desafio menos honroso: ocupa a 18; posição com 34 pontos, a cinco de deixar a zona de rebaixamento.
O principal problema do Fortaleza será o desfalque do zagueiro Everaldo e do atacante Luiz Carlos, que foram expulsos na rodada anterior. Na frente, o substituto deve ser Marcelo de Faria, que tem apenas um gol com a camisa tricolor e espera formar dupla ofensiva ao lado do artilheiro Marcelo Nicácio.
[SAIBAMAIS]
"Quem está esperando tem que saber aproveitar a chance quando aparece. O Luiz Carlos e o Marcelo Nicácio estão muito bem, fazendo gols importantes. Então, a responsabilidade aumenta para quem entrar naquele setor", disse o jogador, que tem passagens por Portuguesa, Vasco e pela Europa.
Além dessas ausências, o técnico Roberto Fernandes não poderá contar com o volante Ticão, que sofreu entorse no joelho e está vetado. Os laterais direitos Dedé, vítima de dores na perna esquerda, e Marcos Tamandaré, que sente o músculo adutor da coxa direita, serão reavaliados pelo departamento médico.
O adversário também tem dúvidas na escalação. O técnico Wanderley Paiva ainda não definiu o substituto do zagueiro Dezinho - dispensado em função da morte do filho -, que dará lugar a Marrom ou Renan ao lado de Jean. Outra incerteza é quanto ao meio-campo: Tinga e Guilherme são opções.
A Ponte ainda tem outros desfalques por contusão e suspensão automática. Os volantes Deda e Pirão estão vetados pelos médicos do clube e não jogam em Fortaleza. Além deles, o atacante Lins recebeu o terceiro cartão amarelo na rodada anterior e cumprirá pena automática diante do time cearense.
FICHA TÉCNICA
FORTALEZA X PONTE PRETA
Local: Estádio Castelão, em Fortaleza (CE)
Data: 10 de novembro de 2009, terça-feira
Horário: 21h50 (de Brasília)
Árbitro: Francisco Carlos Nascimento (AL)
Assistentes: José Jaime Bispo e Wladson Silva De Oliveira (ambos de AL)
FORTALEZA: Douglas; Elvis (Dedé), Gilmak, Edson e Eusébio; Coutinho, Kiko, Élton e Rogerinho; Marcelo de Faria e Marcelo Nicácio
Técnico: Roberto Fernandes
PONTE PRETA: Gilson; Dede, Marrom (Renan), Jean e Vicente; Willian, Danilo Portugal, Tinga (Guilherme) e Fabiano Gadelha; Evando e Finazzi
Técnico: Wanderley Paiva