Errar não é mais possível para Juventude e Portuguesa, que se enfrentam nesta terça, pela 35; rodada da Série B. A partida das 19h30 (de Brasília) é vital para os dois clubes. Atuando em casa, os gaúchos ainda podem ter uma esperança de fugirem do rebaixamento caso não vençam. Enquanto a Lusa não depende mais de seus resultados para entrar no G-4.
Não é só a classificação que coloca os dois clubes em momentos opostos. A sequência de jogos das duas equipes mostra a Portuguesa em ascensão e o Juventude com um rendimento baixíssimo. Nas últimas cinco vezes que entrou em campo, os paulistas conquistaram quatro vitórias e foram derrotados somente uma vez. São sete rodadas seguidas na sexta colocação. A diferença atual para o G-4 é de dois pontos.
[SAIBAMAIS]
O Alviverde é o 15; colocado, um ponto à frente do Bahia, o primeiro rebaixado. Na briga contra América-RN, que possui o mesmo número de pontos do Esmeraldino, o time de Ivo Wortmann leva vantagem no saldo de gols. Caso se iguale em pontos com o Tricolor da Boa Terra, o clube gaúcho possui uma vitória a mais, superando o adversário no critério de desempate. São os alentos de momento, que podem virar trunfos para evitar a queda.
Essas são as melhores notícias para o clube da Serra Gaúcha nos últimos tempos. Nas últimas cinco partidas são três derrotas e duas vitórias. O fraco desempenho sugere que é mais fácil secar os concorrentes do que obter pelas próprias forças a pontuação para a fuga. Além da Portuguesa, os adversários do Juventude nas últimas rodadas serão o São Caetano, décimo colocado, o Atlético-GO, quarto lugar, e Guarani, ocupante da terceira posição.
A festa vascaína pelo retorno à Primeira Divisão, no sábado, escondeu uma grande frustração dos gaúchos. Apesar da derrota, o time mostrou bom futebol, sucumbindo aos cariocas somente quando o artilheiro Mendes precisou ir para o gol. Carlão e Fernando Wellington brigam pela vaga deixada por Juninho na meta alviverde. Outra ausência será Xavier. O volante, que atua de zagueiro, sentiu lesão muscular e dará lugar a Jorge Felipe.
Na Lusa, o técnico Vagner Benazzi também terá duas ausências, ambas por suspensão. Na zaga, Thiago Gomes dará lugar a Ediglê. No meio, Henrique deixa de ser uma opção no banco de reservas. Porém, o treinador terá os retornos do volante Ygor e do meia Preto.
"São dois jogadores que irão fortalecer o nosso meio campo. O Ygor, assim como o Acleisson, reforça a marcação, enquanto o Preto tem grande importância na armação das jogadas", comentou o treinador.
Uma vitória fará a Portuguesa fechar a trinca no Sul, pois o time venceu como visitante o Paraná e o Figueirense, os outros dois representantes da região na Série B.
FICHA TÉCNICA
JUVENTUDE x PORTUGUESA
Local: Estádio Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul (RS)
Data: 10 de novembro de 2009, terça-feira
Horário: 19h30 (de Brasília)
Árbitro: Péricles Cortez (RJ)
Assistentes: Cláudio José de Oliveira Soares e Wendel de Paiva Gouveia (ambos do RJ)
JUVENTUDE: Fernando Weelington (Carlão), Bruno, Douglas, Irineu e Bruno Telles; Jorge Felipe, Walker, Lauro e Léo Dias (Gustavo); Zezinho e Marcos Denner
Técnico: Ivo Wortmann
PORTUGUESA: Muriel; Bruno Rodrigo, Domingos e Ediglê; Ygor, Acleisson, Marco Antônio, Preto e Marco Aurélio; Fellype Gabriel e Zé Carlos
Técnico: Vagner Benazzi