O Liverpool tropeçou novamente neste início de temporada e ficou apenas no empate de 2 x 2 com o Birmingham, no confronto que fechou a 12ª rodada do Campeonato Inglês. Atuando dentro de casa, os Reds não conseguiram superar um bloqueio defensivo armado pelo adversário e seguem em má fase, ocupando uma posição modesta na tabela de classificação da Premier League.
A equipe de Rafa Benítez alcançou os 19 pontos, mas segue estacionada na modesta sétima colocação, afastada da briga pela conquista do nacional. A distância para líder Chelsea já está em 11 tentos. Por outro lado, o Birmingham somou seu 12ª ponto e se manteve na 15ª posição após 12 confrontos.
O Liverpool voltará a campo após os confrontos das seleções internacionais, marcados para os dias 14 e 18 de novembro (data Fifa). No dia 21, um sábado, os Reds recebem o Manchester City, em Anfield Road, às 9h45 (horário de Brasília). Por sua vez, o Birmingham encara o Fulham, às 11 horas, na mesma data.
Irregular na temporada, o Liverpool começou a partida pressionando o adversário, apostando nas jogadas pelas pontas com o israelense Benayoun e espanhol Riera. Sem Gerrard, que começou no banco de reservas, os mandantes abriram o placar com 13 minutos. O francês David N'Gog aproveitou oportunidade, após uma blitz do ataque vermelho, e marcou o primeiro.
Tudo parecia encaminhar para uma tranquila vitória dos Reds, contudo, a defesa do Liverpool voltou a falhar. Aos 26 minutos, Benitez beneficiou-se do mau posicionamento dos mandantes, tocou de cabeça, dentro da pequena área, e empatou o jogo. Entretanto, o verdadeiro castigo aconteceu nos acréscimos, quando Jerome arriscou da intermediária e surpreendeu Reina: 2 x 1 Birmingham.
Rafa Benítez não esperou o intervalo para mudar o Liverpool e colocou Gerrard em campo nos instantes finais da primeira etapa, substituindo Riera, que saiu machucado. No retorno dos vestiários, os mandantes seguiram pressionando o Birmingham de uma forma desorganizada, principalmente em jogadas aéreas. Dessa forma, o camisa 8 dos Reds acertou a trave, aos 19 minutos.
Tanta pressão dos donos da casa surtiu o efeito esperado apenas aos 24 minutos. Autor do primeiro gol, N'Gog caiu na área e o juiz deu pênalti. Na cobrança, Gerrard assumiu a responsabilidade, bateu com categoria no canto direito do goleiro Hart e empatou o duelo.