Depois de sofrer uma goleada humilhante para o Duque de Caxias, o Atlético-GO entrou em campo neste sábado (7/11) disposto a dar uma resposta aos seus torcedores. A reabilitação veio em grande estilo: goleada por 4 x 1 sobre o Guarani no estádio Serra Dourada.
O triunfo leva o Atlético-GO ao quarto lugar (58 pontos), novamente na zona de acesso para a Série A - ultrapassando Figueirense e Portuguesa. O Guarani, por sua vez, fica nos 62 e perde a vice-liderança para o Ceará, que venceu o Bragantino na terça-feira. A equipe de Campinas já vinha de um revés contra a Lusa.
Na próxima rodada da Série B, o Guarani busca a reabilitação contra o Ipatinga, no estádio Brinco de Ouro, em Campinas. Já o Atlético-GO atua mais uma vez em casa. O adversário será o Ceará. Ambos os confrontos serão disputados na terça-feira.
No Serra Dourada, as táticas de Atlético-GO e Guarani eram claras: evitar grandes riscos e estudar o adversário nos minutos iniciais. Só que uma infelicidade dos paulistas proporcionou o gol goiano. Aos 11 minutos, o goleiro Douglas saiu da meta para uma fácil defesa do chutão vindo da defesa, mas cometeu uma falha lamentável e deixou a bola de presente para Elias marcar.
O lance pouco comum com seu arqueiro abateu o Guarani. Soberano em campo, o Atlético-GO ampliou o marcador aos 26 minutos, sem forçar muito. No arremate de Marcão, Douglas fez boa defesa. Na sobra, Elias fuzilou: 2 x 0.
O Guarani acordou apenas aos 33 minutos e esbarrou no grande trabalho do goleiro Márcio, que parou, no mesmo lance, os chutes de Cléber Goiano e Harison. Para piorar a situação, o Bugre levou o terceiro antes do intervalo, marcado por Marcão, que completou cruzamento de Robston.
No segundo tempo, o Atlético-GO continuou dono das ações. Aos dois minutos, Juninho foi lançado nas costas Dão e tocou na saída de Douglas para marcar o quarto. Enquanto isso, o Guarani sofria com o descontrole emocional. Aos 11 minutos, Ricardo Xavier foi expulso.
A partir daí, o Atlético-GO diminuiu o ritmo em campo. Aos torcedores, restou gritar olé para aproveitar a goleada. Nem mesmo o gol contra de Agenor, em favor do Guarani, estragou a festa goiana: 4 x 1.
FICHA TÉCNICA
ATLÉTICO-GO 4 x 1 GUARANI
Local: Estádio Serra Dourada, em Goiânia (GO)
Data: 7 de novembro de 2009, sábado
Horário: 16h10 (de Brasília)
Árbitro: Leandro Pedro Vuaden (Fifa-RS)
Assistentes: Alessandro Álvaro Rocha de Matos (Fifa-BA) e Paulo Ricardo Silva Conceição (RS)
Cartões amarelos: Eduardo e Bruno Aguiar (Guarani); Robston (Atlético-GO)
Cartões vermelhos: Ricardo Xavier (Guarani)
Gols:
ATLÉTICO-GO: Elias aos 11 e 26, Marcão, aos 45 minutos do primeiro tempo; Juninho, aos dois minutos do segundo tempo
GUARANI: Agenor (contra), aos 38 minutos do segundo tempo.
ATLÉTICO-GO: Márcio; Rafael Cruz, Antônio Carlos, Gilson (Leandro Amaro) e Alysson; Pituca, Agenor, Robston (Wesley) e Elias; Juninho (Anaílson) e Marcão
Técnico: Artur Neto
GUARANI: Douglas; Maranhão (Andrezinho), Dão, Bruno Aguiar e Eduardo; Glauber (Neto Potiguar), Cléber Goiano, Léo Mineiro e Harison (Luciano Santos); Dairo e Ricardo Xavier
Técnico: Oswaldo Alvarez.