A partir do jogo deste domingo (8/11) diante do Coritiba, no Engenhão, os jogadores do Botafogo que forem expulsos de campo por comportamento considerado inadequado pela comissão técnica, vão ser multados pela diretoria. O cartão vermelho recebido pelo lateral direito Alessandro contra o Cerro Porteño, pela Copa Sul-americana, foi a chamada gota d'agua no entender dos dirigentes.
O Botafogo tinha acabado de marcar o gol de empate e a expulsão de Alessandro acabou inviabilizando a reação da equipe alvinegra, que acabou eliminada da competição com derrota por 2 x 1, nas quartas de final. O técnico Estevam Soares, que quer ver o Engenhão lotado neste domingo, disse esperar que os jogadores entendam que a equipe não pode ser prejudicada na reta final do Brasileiro por causa de atitudes irresponsáveis.
O treinador ainda não confirmou oficialmente, mas Reinaldo e Victor Simões devem formar a dupla de ataque contra o Coritiba. Com Reinaldo voltando a atuar na frente, abre-se uma vaga no meio-campo que pode ser preenchida por Rodrigo Dantas.
Heleno de Freitas - Há 50 anos, o Botafogo perdia Heleno de Freitas, um dos grandes ídolos da sua história. Atacante que fazia sucesso dentro de campo por seu talento e fora dele por sua elegância, Heleno era um advogado que se tornou um dos maiores galãs brasileiros da década de 40. Jogou na seleção brasileira e integrou uma linha de ataque que ficou famosa ao lado de Tesourinha, Zizinho, Jair Rosa Pinto e Ademir.
Heleno também ficou conhecido pelos seu desequilibrio dentro de campo, onde tinha acessos de raiva contra adversários, juízes e companheiros de time. Só depois foi se tomar conhecimento de que o comportamento alterado do craque era um reflexo da sífilis, doença que lhe tirava a razão e que acabou lhe tirando a vida, aos 39 anos, em um sanatório na cidade de Barbacena, em Minas Gerais, no dia 8 de novembro de 1959.
Para homenagear Heleno, a prefeitura de São João Nepomuceno (MG), cidade-natal do craque, preparou uma série de eventos para este domingo. Além de missa, visita ao túmulo de Heleno e exposição de fotos do ex-jogador, ocorrerá uma partida entre os times de veteranos do Botafogo e da cidade no Campo do Operário.