Sem direito a erros, já que dependem da vitória para manter vivas suas chances na competição, Sport e Cruzeiro se enfrentam neste sábado (7/11), às 18h30, em Recife, pela 34ª rodada do Campeonato Brasileiro. As equipes lutam por objetivos opostos: enquanto o time nordestino tenta fugir da zona de rebaixamento, a equipe celeste luta por vaga na Libertadores.
O técnico do Cruzeiro, Adílson Batista, terá força máxima. Ele poderá contar com o atacante Thiago Ribeiro, livre de suspensão, e o zagueiro Leonardo Silva, recuperado de contusão. Thiago Heleno e o equatoriano Guerrón deixam a equipe.
Será apenas a terceira vez que o time terá todos titulares (as outras foram no empate por 2 x 2 com o Avaí, na 27ª rodada, e na vitória por 1 x 0 sobre o Atlético-MG, na 29ª). Nos últimos jogos, as suspensões (Fabrício, Gil e Thiago Ribeiro) e as contusões de Leonardo Silva e Wellington Paulista (ambos com estiramento na panturrilha direita) atrapalharam os planos.
Bom resultado
Capitão da equipe, Leonardo Silva está otimista. "Dependemos só da gente. Tendo resultados bons nesses últimos cinco jogos, a gente com certeza vai se classificar para a Libertadores", afirmou. Thiago Ribeiro, que volta a fazer dupla com Wellington Paulista pela 16ª vez na competição, também acredita em um bom resultado.
"É mais uma oportunidade para fazer um bom jogo e tentar marcar os gols para ajudar o Cruzeiro. É ter cabeça no lugar, não se desesperar. Com uma vitória, dependendo de outros resultados, podemos entrar no G-4", comentou.
Em sexto lugar na tabela, com 51 pontos, além de vencer, o Cruzeiro terá que contar com tropeços de Internacional e Flamengo, que enfrentam Barueri e Atlético-MG, respectivamente.
Milagre
Pelo lado do Sport, a situação é preocupante. Oito pontos atrás do Botafogo, primeiro clube fora da zona de rebaixamento, jogadores e comissão técnica já ouviram até do presidente do clube, Sílvio Guimarães, que não há como escapar. Entretanto, ainda acreditam no "milagre".
"Temos um grupo forte e o time vem jogando bem. Se viéssemos empatando ou perdendo pela má produção, a gente teria uma expectativa ruim, mas este não é o caso. Enquanto o Sport tiver condições, vamos brigar", afirmou o técnico Péricles Chamusca.
O treinador terá problemas para montar o time. O lateral esquerdo Dutra e o meia Luciano Henrique levaram o terceiro cartão amarelo na derrota por 3 x 2 para o Náutico, no clássico local, e estão fora. Fininho e Adriano Pimenta entram no time.
Outra preocupação é o atacante Vandinho. Ele se queixou de dores musculares, chegou a ser poupado de alguns treinamentos da semana, e, mesmo no sacrifício, fica como opção para o segundo tempo. Fabiano, gripado, pode dar lugar a Zé Antonio. A boa notícia é o retorno do zagueiro César, que cumpriu suspensão na última rodada. Igor volta ao banco de reservas.
FICHA TÉCNICA:
SPORT X CRUZEIRO
Local: Ilha do Retiro, em Recife
Data: Neste sábado (7/11)
Horário: 18h30 (de Brasília)
Árbitro: Paulo Henrique Bezerra (SC)
Auxiliares: Angelo Rudimar Bechi e Claudemir Maffessoni (SC)
SPORT: Magrão; Moacir, César, Durval e Fininho; Hamilton, Andrade, Fabiano (Zé Antonio) e Adriano; Wilson e Arce
Técnico: Péricles Chamusca
CRUZEIRO: Fábio; Jonathan, Gil, Leonardo Silva e Diego Renan; Fabrício, Henrique, Marquinhos Paraná e Gilberto; Thiago Ribeiro e Wellington Paulista
Técnico: Adílson Batista