Jornal Correio Braziliense

Superesportes

Fluzão bate Universidad do Chile e vai à semifinal da Sul-Americana

Com um gol de Fred no segundo tempo, o Fluminense venceu por 1 x 0 a Universidad de Chile, nesta quinta-feira, em Santiago, e avançou para a semifinal da Copa Sul-Americana. Melhor na partida desde os primeiros minutos, o tricolor dominou inteiramente a equipe chilena durante os 90 minutos e segue vivo na disputa pelo título da competição continental.

O resultado dá mais moral para o time carioca no Campeonato Brasileiro, quando vai encarar o Palmeiras, neste domngo, no Maracanã. Esta foi a terceira vitória seguida do Fluminense. Antes, o tricolor venceu Atlético-MG e Cruzeiro. No total, a equipe comandada por Cuca está há oito jogos sem perder.

O jogo

O Fluminense iniciou o jogo surpreendendo a Universidad de Chile ao fazer uma marcação no campo chileno. Com isso, a pressão inicial dos donos da casa não surtiu efeito. Melhor na partida, o tricolor perdeu duas ótimas chances. Aos dez minutos, Maicon se enrolou com a bola à frente de Pinto e não conseguiu finalizar. Dois minutos depois, o jovem atacante fez boa jogada individual e tocou para Fred, que de frente para Pinto, chutou por cima do gol.

A Universidad de Chile só conseguiu armar uma boa jogada aos 22 minutos. Rojas tocou para Montillo, que de frente para Rafael , chutou fraco nas mãos do goleiro tricolor. A resposta do Fluminense veio dois minutos depois novamente com Maicon. Mariano cruzou pela direita, Pinto saiu mal e a bola sobrou para o atacante. No entanto, ele finalizou para fora desperdiçando uma chance incrível.

A equipe brasileira seguia melhor em campo e permanecia com mais posse de bola e chegando perto do gol de Pinto, mas parava em erros de passe e na defesa chilena. A Universidad de Chile só conseguia chegar perto do gol de Rafael com a ajuda dos defensores tricolores, mas não concretiza as jogadas.

O Fluminense conseguiu finalizar com algum perigo somente aos 35 minutos, novamente com Maicon. O atacante recebeu pela esquerda, dentro da área, mas chutou para fora. A resposta chilena veio dois minutos depois, após Olivera ajeitar para Punch, que tenta de bicicleta, mas não acerta a bola.

Nos minutos finais da etapa inicial, o Fluminense seguiu pressionando o time chileno, mas não conseguiu armar nenhuma jogada de perigo. O time carioca desperdiçou algumas chances e não saiu para o intervalo com o resultado positivo. A torcida da Universidad de Chile vaiou a equipe da casa na saída para o vestiário.

A Universidad de Chile voltou mais ligada para o segundo tempo. Tanto que, com menos de um minuto, finalizou com Olivera, mas o chileno chutou muito mal, longe do gol de Rafael. No entanto, a resposta do Fluminense veio um minuto depois. Maicon cruzou pela direita para Marquinho, que chutou duas vezes, mas em ambas a bola bateu na defesa.

O jogo ficou mais equilibrado, com as duas equipes buscando o ataque, mas parando nas defesas adversárias. Chances de gol somente a partir dos 12 minutos, quando Rojas arriscou de fora da área e obrigou Rafael a espalmar para o lado. No rebote, Olivera foi travado por Digão. A resposta do Fluminense veio em grande estilo aos 14 minutos. Maicon cruzou pela direita e Fred subiu mais que a zaga chilena para cabecear sem defesa para Pinto.

Após o gol, o Fluminense continuou melhor em campo e começou a explorar o nervosismo da Universidad de Chile. O tricolor seguia armando boas jogadas e quase ampliou aos 24 minutos, quando Dario Conca arriscou de fora da área, mas para fora. O time chileno não levava perigo e só chegava perto do gol de Rafael em chutes de fora da área.

Controlando a partida, o Fluminense perdeu outra chance de ampliar aos 32 minutos. Após bola cruzada na área, Conca tocou para Fred, que chutou para grande defesa de Pinto. O lance irritou muito a torcida, que lançou um objeto na cabeça do auxiliar, que precisou de atendimento médico. Com isso, a partida ficou parada por alguns minutos.

A partir de então, o Fluminense passou a administrar o resultado e prender a bola no campo de ataque. A Universidad de Chile não conseguia armar jogadas e só chegou perto da área tricolor em cruzamentos, que facilmente foram interceptados pela zaga brasileira.

O Fluminense espera seu adversário do confronto entre LDU- EQU e Velez-ARG, que se enfrentam nesta quinta-feira, em Quito, na partida de volta. Na Argentina, o duelo ficou empatado por 1 x 1.

FICHA TÉCNICA - UNIVERSIDAD DE CHILE 0 x 1 FLUMINENSE

Local: Estádio Santa Laura, em Santiago (Chile)
Data: 5 de novembro de 2009, quinta-feira
Horário: 21h15 (de Brasília)
Árbitro: Saul Laverni (Argentina)
Assistentes: Gustavo Esquivel (Argentina) e Julio Ayala (Argentina)
Cartões amarelos: Osvaldo González, Marcelo Díaz, Ángel Rojas e Mauricio Victorino (Universidad do Chile; Fred, Diguinho e Dario Conca (Fluminense)
Gol: FLUMINENSE: Fred, aos 14 minutos do segundo tempo

UNIVERSIDAD DE CHILE: Miguel Pinto; Osvaldo González (Marcelo Díaz), Mauricio Victorino, Rafael Otarra e José Contreras; Felipe Seymour (Nélson Pinto), Manuel Iturra, Ángel Rojas e Edson Puch; Juan Manuel Olivera e Walter Montillo (Maurício Gómez)
Técnico: José Horacio Basualdo

FLUMINENSE: Rafael; Gum, Dalton e Digão; Mariano, Diogo, Diguinho, Darío Conca (Maurício) e Marquinho (João Paulo); Maicon e Fred (Alan)
Técnico: Cuca