A Roma se superou nesta quinta-feira e derrotou o Fulham de virada, por 2 x 1, pela quarta rodada da Liga Europa. O triunfo em casa recoloca a equipe italiana na briga por uma das duas vagas do grupo E do torneio continental, que também teve a vitória do Basel sobre o lanterna CSKA Sofia por 3 x 1.
Os resultados mantêm o Basel na liderança da chave, agora com nove pontos conquistados. A Roma é quem fica na cola do ponteiro suíço, dois pontos abaixo na tabela de classificação. O Fulham vacila e cai para terceiro, com cinco, quatro a mais que o lanterna e praticamente eliminado CSKA Sofia.
O time inglês abriu a contagem com 19 minutos de partida. Dempsey foi derrubado na área, e o árbitro assinalou penalidade máxima. Na cobrança de pênalti, Kamara balançou a rede, sem chance de defesa para o goleiro brasileiro Doni, e deixou o Fulham à frente no marcador no começo do jogo.
Jogando em casa e precisando do resultado positivo para não se complicar na classificação, o time italiano pressionou o adversário em busca do empate. Aos 41 minutos do primeiro, os jogadores da Roma reclamaram da não marcação de um pênalti, alegando desvio de Pantsil com o braço na área.
A má fase romana se confirmou com a contusão de Doni. O arqueiro brasileiro da Roma sentiu dores na coxa a poucos minutos do fim da primeira etapa e, no retorno do intervalo, o técnico Claudio Ranieri foi obrigado a fazer a primeira substituição: o guarda-metas deu lugar ao compatriota Júlio Sérgio.
Mas a expulsão de Nevland, que havia acabado de entrar em campo, deixou o Fulham com um homem a menos e gerou expectativa na torcida da Roma. O brasileiro Taddei, que substituiu Cicinho no segundo tempo, arriscou de fora da área logo no começo da segunda etapa e assustou o goleiro Schwarzer.
A Roma continuou jogando no campo de ataque. Depois de tanto insistir, os italianos finalmente chegaram ao gol de empate aos 14 minutos da segunda etapa, com Riise. Não demorou para o ímpeto italiano se transformar em virada: Okaka Chuka anotou o segundo e pôs o time à frente no marcador.
No outro jogo da chave, o líder Basel jogou em seus domínios, confirmou o favoritismo e derrotou o último colocado CSKA Sofia por 3 a 1. O triunfo praticamente assegurou a classificação para a próxima fase - um empate contra a Roma na próxima rodada é suficiente para garantir uma das vagas.
O time suíço chegou ao primeiro gol quando o relógio marcava 35 minutos de jogo. Gelabert foi quem movimentou o placar pela primeira vez na partida. Seis minutos mais tarde, os donos da casa ainda tiveram um pênalti para bater. Frei cobrou e não desperdiçou, ampliando a vantagem na Basileia.
A partida recomeçou com o CSKA tentando estragar os planos do líder. Com seis minutos de bola rolando, os visitantes descontaram com Yanchev e passaram a sonhar com a igualdade. Mas o gol búlgaro acordou a equipe da casa, que definiu o triunfo após seis minutos, novamente com Frei.
Galatasaray se classifica - Pelo grupo F da competição, a equipe turca venceu o Dínamo de Bucaresti por 3 a 0, fora de casa, e se garantiu antecipadamente na próxima fase. Também como visitante, o Panathinaikos derrotou o lanterna Sturm Graz por 1 x 0 e ficou muito perto da segunda vaga da chave.
A combinação de placares garante a classificação antecipada do Galatasaray e deixa bem próximo o Panathinaikos, que chegam respectivamente a dez e nove pontos. Terceiro colocado com três pontos, o Dínamo Bucaresti fica muito distante da segunda vaga, enquanto o lanterna Sturm está eliminado.
Sem se abater com a condição de visitante, o time turco começou a construir o resultado no primeiro tempo. Aos 22 minutos de partida, Kewell anotou o primeiro tento do confronto. Dois minutos depois, foi a vez de Nonda também marcar o seu e ampliar a vitória parcial do Galatasaray antes do intervalo. No segundo tempo de jogo, Mehmet Topal fez o terceiro e fechou a conta.
Pela mesma chave, o Panathinaikos precisou de 25 minutos no segundo tempo para marcar o único gol da vitória sobre o Sturm Graz, da Áustria, anotado por Katsouranis. O êxito abre seis pontos de vantagem para o Dínamo Bucaresti, que precisa vencer seus dois jogos e torcer para os gregos não pontuarem mais, além de tirar a desvantagem no confronto direto entre ambos.