O suíço Roger Federer garantiu classificação às quartas de final do ATP 500 da Basileia, nesta quarta-feira, ao derrotar o italiano Andreas Seppi por 2 sets a 0, com parciais de 6/3 e 6/3, após apenas uma hora de disputa. Seu próximo adversário sai do confronto entre o russo Evgeny Korolev e o francês Jeremy Chardy, que entram em quadra na quinta-feira.
Além da vaga na próxima fase, o número 1 do mundo aumentou seu retrospecto de vitórias contra Seppi. Agora, são seis vitórias, sem perder nenhum set, em seis confrontos disputados. Apenas este ano foram quatro triunfos de Federer: ATP 250 de Doha, Aberto da Austrália, Masters 1000 de Monte Carlo e, agora, ATP 500 da Basileia.
Com confiança no saque e um jogo consistente no fundo da quadra, o suíço conduziu o ritmo da partida e conseguiu defender os dois break points de Seppi. Quando o italiano serviu, Federer demonstrou força e conquistou três quebras em cinco oportunidades obtidas ao longo do jogo.
Quem também avançou às quartas de final foi o tcheco Radek Stepanek, cabeça de chave 5. Após 22 aces e duas horas e vinte minutos de jogo, ele derrotou o francês Florent Serra por 2 sets a 1, com parciais de 3/6, 7/6 (7-1) e 7/6 (7-1). Na próxima fase, enfrenta quem passar da disputa entre o sérvio Viktor Troicki e o croata Marin Cilic.