A grande fase vivida pelo meio-campista Cesc Fabregas entrou novamente em campo no início da noite desta quarta-feira. Com grande atuação do camisa 4, o Arsenal goleou o AZ Alkmaar, da Holanda, por 4 x 1, com dois gols do espanhol, e se aproximou de uma vaga às oitavas de final da Copa dos Campeões da Europa.
A vitória dentro de casa ratificou a liderança dos Gunners na abertura do segundo turno desta fase de grupos. Invicto na competição, o Arsenal chegou aos 10 pontos e manteve a ponta restando duas rodadas para o encerramento desta etapa. Por outro lado, o AZ, atual campeão holandês, decepciona no torneio e ocupa a lanterna do grupo H com apenas dois tentos.
Também nesta quarta-feira, o Standard Liége, da Bélgica, superou o Olympiacos, do técnico brasileiro Zico, pelo placar de 2 x 0 e manteve as chances de classificação às oitavas. Com o resultado, os belgas alcançaram quatro pontos e encostaram na equipe grega, segunda colocada na chave mesmo com a derrota, com seis tentos.
Atuando no estádio Emirates, o Arsenal dominou a partida desde o início e abriu o placar aos 25 minutos. Fabregas recebeu bom passe de Gallas e aproveitou a oportunidade para fazer 1 x 0. Na base do toque de bola, os Gunners seguiram criando oportunidades e aumentaram a diferença aos 42, com o francês Nasri.
No segundo tempo, o Arsenal tratou de transformar o triunfo em goleada. Logo aos sete minutos, Fabregas recebeu do russo Arshavin e, da marca do pênalti, marcou o terceiro. O show dos ingleses encerrou aos 27, quando o brasileiro Eduardo da Silva iniciou o contra-ataque que parou nos pés do francês Diaby. O camisa 2 balançou as redes e proporcionou uma grande festa nas arquibancadas do Emirates Stadium.
Contudo, aos 37 minutos, Lens aproveitou boa jogada ofensiva do AZ Alkmaar e marcou o gol de consolação. A partir de então, a equipe de Arséne Wenger trocou passes e garantiu uma vitória importantíssima, que praticamente garante o clube na próxima fase.
Standard vence e sonha com vaga - Lanterna do grupo na abertura desta rodada, o Standard Liége venceu o Olympiacos, de Zico, por 2 x 0 e jogou o AZ para a última colocação. Mbokani, aos 31 minutos do primeiro tempo, e Jovanovic, aos 43 da segunda etapa, mantiveram os belgas na disputa pela segunda vaga.
Na próxima rodada, o Arsenal recebe o Standard Liége, no dia 24 de novembro, e depende de apenas um empate para garantir um lugar entre os 16 melhores clubes do Velho Continente. Em contrapartida, Zico tentará comandar a reação grega diante do AZ Alkmaar, na mesma data e horário, fora de casa.