O meio-campista Edu guarda mágoa de um jogo contra o Palmeiras disputado há quase uma década. Prestes a participar de outra Copa Libertadores da América pelo Corinthians, o jogador quer vingar em 2010 a derrota nos pênaltis para o maior rival na edição de 2000 da competição sul-americana.
"Aquela derrota me marcou demais. Eu era muito jovem e fiz um gol de pênalti. O Corinthians era muito superior ao Palmeiras em todos os aspectos naquela época, mas acabamos eliminados", recordou Edu, antes de reconhecer que sonha com um reencontro com o Palmeiras. "Tento nem pensar nisso, mas não posso negar que tenho um espinho atravessado na garganta."
Edu foi titular do Corinthians nos dois jogos das semifinais de 2000 contra o Palmeiras. O primeiro terminou com vitória corintiana por 4 a 3. O segundo, com derrota por 3 a 2 no tempo normal e por 5 a 4 nos pênaltis. "Foi especial ter participado daquele torneio, mas procuro não me preocupar com o Palmeiras agora. Prefiro viver as coisas com naturalidade", minimizou o meia.
Hoje um dos mais experientes atletas do Corinthians, Edu retornou ao clube justamente com a motivação de jogar mais uma Libertadores por seu time de coração. O jogador não consegue ser comedido ao comentar o assunto. "Vamos com calma, com a consciência de que será complicado, mas não dá para deixar de viver esse momento bacana, com todo o amor corintiano", controlou-se.
Mesmo antes da Libertadores, no entanto, Edu já voltou a enfrentar o Palmeiras. O último clássico realizado em Presidente Prudente ficou empatado por 2 a 2 e manteve o rival na liderança do Campeonato Brasileiro. "Quero que esse título vá para o Rio de Janeiro, para o Sul, para qualquer lugar, menos para São Paulo", passou a torcer o veterano.