Animado após golear o Tottenham por 3 x 0 no clássico de Londres, o Arsenal tem nesta quarta-feira um desafio para se impôr também no âmbito continental. Isso porque os Gunners abrirão as portas do Emirates Stadium às 16h45 (de Brasília) para o AZ Alkmaar, e já pode encaminhar sua classificação na Copa dos Campeões.
Líder do Grupo H com sete pontos, o time londrino está invicto na competição, e já garante sua vaga nas oitavas de final se vencer o AZ, terceiro colocado com apenas dois pontos, que, caso derrotado, pode matematicamente até dar adeus à competição e apenas cumprir tabela nas próximas duas rodadas.
No primeiro confronto entre as duas equipes, justamente na última partida da competição, os Gunners chegaram a estar vencendo pelo placar mínimo até os minutos finais, mas permitiram o empate por 1 x 1.
Mas a história no Emirates Stadium promete ser ainda mais complicada devido ao retrospecto do Arsenal em casa. Com 17 vitórias em 18 partidas domésticas, os comandados de Arsène Wenger só perderam o duelo contra o Manchester United, nas semifinais da última temporada, em toda a história de sua nova arena, inaugurada em 2006. E o histórico se estende até quando os Gunners ainda atuavam no Highbury, onde estavam invictos desde 2004.
A partida será recheada de desfalques para ambos os lados. O Arsenal estará sem o lateral esquerdo Gael Clichy, com uma lesão nas costas, e Wenger abrirá espaço para o jovem Kieram Gibbs, justamente o jogador que falhou na derrota para o Manchester United em 2008/2009. Além disso, o atacante Bendtner também está machucado, mas o meia Rosicky, recuperado, retorna aos relacionados. Já no AZ Alkmaar, a principal ausência é a do centroavante El Hamdaoui, seu principal jogador.
Olympiacos também pode se garantir - Assim como o Arsenal, o Olympiacos do técnico Zico também pode assegurar uma vaga nas oitavas de final da Copa dos Campeões com duas rodadas de antecedência.
Com seis pontos, o time grego é vice-líder do Grupo H, e enfrenta o lanterna Standard Liège na Bélgica, também às 16h45 (Brasília) querendo já se garantir na próxima fase. No primeiro duelo entre as duas equipes, os comandados de Zico venceram no sufoco, de virada, por 2 x 1.