Jornal Correio Braziliense

Superesportes

Defesa do São Paulo em xeque contra o Grêmio

Com a zaga menos vazada da competição, tricolor paulista precisa resistir ao Grêmio, dono do melhor ataque, para sonhar com a liderança

Para assumir a liderança provisória do Campeonato Brasileiro pela terceira vez, o São Paulo tem pela frente uma prova de fogo para a melhor defesa da Série A, com 34 gols sofridos em 33 jogos. Hoje, o tricolor paulista enfrenta o Grêmio, dono do melhor ataque da competição, com 58 gols marcados. Se os gaúchos já não têm quaisquer expectativas de título, parecem dispostos a melar a festa do rival que lhes tirou o Brasileirão do ano passado.

No jogo da melhor defesa contra o melhor ataque, o técnico Ricardo Gomes não poderá contar com qualquer suplente do trio titular de zagueiros, composto por André Dias, Miranda e Renato Silva. Rodrigo, zagueiro de origem, está lesionado, assim como Richarlyson e Zé Luís, que muitas vezes atuaram improvisados na posição nesta temporada. Se um dos três beques principais tiver de sair, o treinador só terá à disposição o jovem Aislan, zagueiro de 20 anos que ainda não estreou no Brasileirão e que só fez cinco jogos em 2009.

Para fazer o Grêmio provar do próprio veneno e furar o bloqueio do tricolor gaúcho, Washington está confirmado no ataque do São Paulo e enfrenta justamente o time que mais o cobiça para a próxima temporada. Mas se marcar, o atacante ajuda a deixar o time do Olímpico no meio da tabela e se credencia para continuar no elenco paulista em 2010, despedindo-se mais uma vez de uma possível temporada em Porto Alegre.

Vindo de três vitórias consecutivas contra Santos, Internacional e Barueri, o São Paulo quer repetir a vitória sobre o Grêmio no primeiro turno para se isolar na ponta da tabela. O líder Palmeiras (que supera o time no Morumbi apenas no saldo de gols) joga fora de casa, no domingo, contra o Fluminense.

Olho nele

No primeiro turno, quando retornou ao Morumbi, estádio em que atuou por cinco temporadas e colecionou títulos, Souza teve atuação apagada. Mas no Estádio Olímpico, diante da torcida gremista, o meia tem sido um dos principais responsáveis pela campanha invicta do Grêmio como mandante. Contra o ex-clube, Souza espera repetir o bom desempenho ofensivo, superior a qualquer temporada no São Paulo. Em 52 jogos este ano, já marcou 21 vezes. É o vice-artilheiro do time no Brasileirão, com 12 gols, dois a menos que Jonas.

O adversário

O São Paulo terá um rival pouco interessado em campo, com escassas chances de se classificar para a Taça Libertadores de 2010. A motivação poderia vir de alguma mala branca nos arredores do Olímpico, mas os diretores do clube gaúcho se recusam a receber qualquer oferta. Nos bastidores do Grêmio, ontem se falou menos do jogo do que das transações envolvendo o técnicos e jogadores da equipe. Circulam informações de que Paulo Autuori pode voltar para o Al-Rayyan, do Catar, enquanto o meia Tcheco e o atacante Maxi Lopez estariam negociando contratos com o Corinthians e um clube europeu, respectivamente.

Estatísticas e curiosidades

As histórias de Grêmio e São Paulo têm se cruzado nos últimos campeonatos e é o tricolor paulista que tem levado a melhor. Em 2007, foi com uma vitória sobre o time gaúcho, em pleno Estádio Olímpico, por 2 x 0 (Borges e Diego Tardelli), que o São Paulo assumiu a liderança na 17; rodada para mais tarde sagrar-se campeão. No ano passado, o time paulista perseguiu o Grêmio, tirou uma diferença de 11 pontos e por apenas um de vantagem conquistou o tri e deixou o time do sul na segunda posição.

Duro de vencer

No Estádio Olímpico, o Grêmio está invicto neste Campeonato Brasileiro. Em 16 jogos como mandante, obteve 12 vitórias e quatro empates. Fora de casa, porém, o tricolor gaúcho tem uma das piores campanhas da competição: 12 derrotas, quatro empates e apenas um triunfo.

Dagoberto, o carrasco

No primeiro turno, no Morumbi, o São Paulo venceu o Grêmio por 2 x 1, com dois gols de Dagoberto. ;Estamos com um objetivo que eles (Grêmio) não têm na tabela, mas temos de ter cautela, pois nosso adversário tem jogadores de muita qualidade. Eles vão fazer de tudo para nos tirar os três pontos;, alertou o atacante.