Terceiro colocado no Mundial encerrado neste domingo (1/11), Rubens Barrichello está confiante em brigar por vitórias na próxima temporada, quando defenderá a Williams. O piloto, no entanto, evitou fazer qualquer tipo de promessa ou previsão para o campeonato de 2010.
[SAIBAMAIS]"A Williams já teve um carro muito bom esse ano, só faltava um pouco de potência. Com toda a minha experiência e vontade, é um conjunto bom para o ano que vem. Mas o que vai ser ou não, é muito difícil de saber", comentou o piloto, em entrevista à Rádio Jovem Pan.
De fato, em 2009, a Williams apresentou boas permances, especialmente nos treinos livres com Nico Rosberg, sétimo colocado na classificação geral. Entretanto, o fraco desempenho dos propulsores Toyota impediu a equipe de aproveitar melhor a boa aerodinâmica do monoposto - para o ano que vem, o time já fechou contrato de fornecimento de motores com a Cosworth, que volta à Fórmula 1 após três anos de ausência.
Para o ano que vem, o regulamento também traz uma importante modificação: o fim do reabastecimento durante as provas, fato que obrigará as escuderias a construírem um carro que seja bom com muita e pouca gasolina, sem grandes interferências do peso no rendimento.
"Isso traz uma oportunidade: 2009 foi fantástico e trouxe oportunidades, pois só ouvíamos falar de McLaren e Ferrari e passou-se a falar de Brawn e Red Bull. O ano que vem pode ser muito bom para a Williams, pois eles estão muito confiantes nos motores Cosworth", analisou.
O retorno da marca inglesa é uma incógnita: por um lado, muitos apostam que os motores serão bons porque não tiveram seu desenvolvimento congelado nos últimos anos, mas por outro há muita desconfiança com relação à readaptação aos carros de Fórmula 1.
"É muito cedo para se fazer uma avaliação", admite Rubinho. "Voltar não é uma coisa fácil voltar, mas eles são muito competentes, já trabalharam com a Williams. Creio que será um dos motores potentes da Fórmula 1", comentou.
Barrichello também disse que só comunicou sua saída para Ross Brawn neste domingo. "Quando falei para o Ross Brawn, ele ficou uma sensação de "como assim?". Ele ainda não fechou com o Button. O fato de a Williams já estar trabalhando no carro do ano que vem fez com que a minha decisão ficasse mais fácil", justificou.
A temporada 2010 da Fórmula 1 começa em 14 de março.