Braga (Portugal) - Depois de uma rodada na segunda posição, o Braga reconquistou neste sábado a liderança do Campeonato Português. Com uma vitória sobre o então líder Benfica, por 2 a 0, o time abre vantagem na ponta e passa a ser o único invicto da competição, derrubando a invencibilidade do principal concorrente.
O resultado torna o time bracarense novamente o ponteiro da competição nacional, agora com 25 pontos, três a mais que os Encarnados. O Braga encara o Vitória Guimarães no próximo domingo, fora de casa. No mesmo dia, o Benfica enfrenta a Naval na condição de mandante, no Estádio da Luz.
Depois de empatar na rodada anterior e perder os 100% aproveitamento e consequentemente a liderança para o Benfica, o Braga tinha a chance de retomar a ponta neste sábado em confronto direto com o rival. Os dois times entraram em campo com a mesma pontuação, em um jogo bastante nervoso.
O time mandante não demorou para balançar a rede. Com apenas sete minutos de partida, Hugo Viana teve uma oportunidade pelo lado direito do campo. Ele cobrou a falta com força, sem qualquer reação do goleiro Quim, que viu a bola entrar e deixar o Braga à frente no marcador no início do jogo.
Aos 28 minutos, o Benfica chegou ao gol de empate, mas a arbitragem anulou a jogada. Após cobrança de falta pela esquerda, o zagueiro e capitão Luisão se antecipou ao arqueiro e cabeceou para a rede. Segundo o juiz da partida, o defensor brasileiro cometeu infração na dividida com o goleiro adversário.
Quando os dois times desciam para os vestiários, teve início uma confusão. Os jogadores dos dois times trocaram empurrões antes de serem contidos pelas comissões técnicas. No retorno ao segundo tempo, houve uma expulsão para cada equipe: André Leone, pelo Braga, e Cardozo, do lado do Benfica.
Na segunda etapa, o meio-campista Javi Garcia foi substituído pelo atacante brasileiro Keirrison. Aos 26 minutos, o ex-palmeirense recebeu bom cruzamento de Di Maria pela esquerda, esticou-se para tocar com o pé direito, mas chegou atrasado e viu a defesa adversária colocar pela linha de fundo.
Seis minutos mais tarde, os donos da casa sacramentaram a vitória. Após uma bobeada da zaga do Benfica, a bola sobrou nos pés de Matheus. O atacante balançou à frente da defesa adversária, colocou a bola na frente e cruzou rasteiro para o meio da área. Paulo César só empurrou e definiu o êxito.
Também neste sábado - A Naval aproveitou o fato de jogar em casa nesta rodada para bater o Leixões por 1 a 0. O êxito pela diferença mínima deixa a equipe com dez pontos ganhos, em zona intermediária da tabela. Já o Leixões permanece com oito, próximo dos últimos colocados da competição nacional. Kerrouche foi o autor do único gol, aos nove minutos do segundo tempo de jogo.