Dois dos clubes mais tradicionais do futebol brasileiro, Flamengo e Santos escrevem neste sábado (31/10), a partir das 18h30 (horário de Brasília), no Maracanã, mais uma página deste duelo, válido pela 33ª rodada do Brasileirão, que até já foi final da competição nacional em 1983. E é este clima de decisão que vai prevalecer em campo.
[SAIBAMAIS]Derrotado de forma surpreendente por 2 a 0 pelo Barueri no meio de semana, o Flamengo busca a reação diante dos paulistas. Vencer é fundamental para o time carioca seguir sonhando com o título, já que possui 51 pontos, seis a menos que o líder Palmeiras. Além disso, caso triunfe, o Rubro-Negro dormirá na zona de classificação para a Copa Libertadores da América.
Para isso, o técnico Andrade vem procurando trabalhar o aspecto psicológico de seu grupo para que a derrota do meio de semana não seja um complicador diante dos santistas. Ele lembrou que a campanha da equipe no Campeonato Brasileiro deve servir de motivação na luta pelos três pontos contra o Peixe.
"Muitos lamentaram porque não entramos na zona de classificação para a Copa Libertadores na rodada passada, mas é preciso enaltecer o fato de termos essa possibilidade depois de muitos duvidarem do Flamengo. Nós reagimos ao longo do Brasileiro e não queremos parar por aí. O nosso grupo tem consciência de que uma vitória contra o Santos nos recoloca em boas condições e é nisso que precisamos focar. O Barueri faz parte do passado", disse o treinador.
O comprometimento do Santos, que apenas cumpre tabela, uma vez que praticamente não luta por Libertadores e está garantido na Série A, preocupa o Flamengo. Os jogadores rubro-negros têm a consciência de que não vão encontrar facilidades neste sábado. No grupo é unanimidade a opinião de que seria melhor enfrentar o Alvinegro Praiano brigando por título ou contra o rebaixamento.
"Quando você enfrenta um adversário que teoricamente não briga por título e Libertadores ou que não está ameaçado de rebaixamento, a pressão é maior e o grau de dificuldade aumenta. Isso porque o Santos vai entrar em campo tranquilo, enquanto que nós vamos ter a obrigação de triunfo. Vamos precisar de muito equilíbrio para que esse quadro não nos prejudique, pois o Santos possui um time de muita qualidade", afirmou o goleiro Bruno.
Para este jogo, Andrade ainda não sabe se poderá contar com o meia Petkovic, que está se recuperando de lesão na coxa direita e deverá fazer um teste no vestiário, pouco antes do apito inicial. Caso seja vetado, o chileno Fierro deve continuar no setor.
Enquanto os rubro-negros querem a vitória para manter vivo o sonho do título brasileiro ou, na pior das hipóteses, de uma classificação a próxima edição da Libertadores, o Peixe - 13° colocado, com 42 pontos -, vai até o Rio de Janeiro pretendendo estragar os planos dos cariocas e pretendendo se aproximar da classificação para a Copa Sul-americana do ano que vem.
"A importância de vencer este jogo é justamente essa: poder conquistar uma vaga na Sul-americana e tirar um concorrente ao título, o que vai ser bom para a gente", disse o meia Paulo Henrique Lima, um dos principais destaques dos santistas e novo camisa 10 da equipe.
Mas para que isto aconteça, o time da Vila Belmiro terá que suportar a pressão da torcida flamenguista, que já adquiriu grande parte dos ingressos para a partida e deve lotar o Maracanã. "Vai ser uma pressão legal. Vai ser muito bom jogar com o estádio lotado. Isso mostra que a torcida deles está reconhecendo que o Santos é uma grande equipe e que vai ser perigoso jogando no Maracanã", analisou Ganso.
Para este confronto, o técnico Wanderley Luxemburgo terá alguns problemas para montar o time titular. O treinador não poderá contar novamente com o lateral direito George Lucas, que ainda se recupera de uma contusão na perna direita. Em seu lugar, Pará vai ser mantido. O mesmo se aplica a defesa. A dupla Astorga e Adaílton continua. O primeiro como substituto do lesionado Fabão, enquanto o segundo ganhou, por questões técnicas, a posição de Eli Sabiá.
Mas o grande problema de Luxemburgo para o jogo contra o Flamengo está no ataque. Com Neymar a serviço da seleção brasileira que disputa o Mundial sub-17 na Nigéria e sem o centroavante Kléber Pereira, que recebeu o terceiro cartão amarelo diante do Atlético-PR e terá que cumprir suspensão automática contra os rubro-negros. Desta forma, Jean e o garoto André - autor do gol santista no clássico com o São Paulo, no último final de semana - devem formar a dupla de ataque perante os cariocas.
FICHA TÉCNICA
FLAMENGO X SANTOS
Local: Estádio Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)
Data: 31 de outubro de 2009, sábado
Horário: 18h30 (horário de Brasília)
Árbitro: Nielson Nogueira Dias (PE)
Assistentes: Jossemmar José Diniz Moutinho e Luciano José Coelho Cruz (ambos de PE)
FLAMENGO: Bruno, Leonardo Moura, Álvaro, Ronaldo Angelim e Juan; Airton, Maldonado, Willians e Fierro (Petkovic); Zé Roberto e Adriano
Técnico: Andrade
SANTOS: Felipe; Pará, Astorga, Adaílton e Triguinho; Germano, Rodrigo Souto, Felipe Azevedo e Paulo Henrique Lima; Jean e André
Técnico: Wanderley Luxemburgo