A seleção brasileira se complicou de vez no Mundial sub-17. Nesta sexta-feira, a equipe entrou em campo em Lagos, na Nigéria, precisando de uma vitória sobre a Suíça, mas acabou surpreendida e foi derrotada por 1 x 0. Com o resultado, o time tem a classificação à segunda fase ameaçada.
Isso por que, no outro jogo do Grupo B, o México bateu o Japão por 2 a 0 e assumiu a segunda colocação, com seis pontos, enquanto a Suíça é líder, com nove pontos e 100% de aproveitamento. Desta forma, a seleção brasileira tem que torcer para terminar a primeira fase entre os quatro melhores terceiros colocados.
A seleção começou o confronto com ritmo forte e assustou em duas boas jogadas do vascaíno Phillipe Coutinho - na melhor delas, Zezinho bateu forte de dentro da área, mas em cima do goleiro adversário. Aos 19 minutos, no entanto, o time suíço contou com a marcação estática da zaga verde e amarela para abrir o placar e definir a vitória.
Kasami apareceu livre para testar a queima-roupa em cobrança de escanteio, mas o goleiro Halisson fez excelente defesa. No rebote, Ben Khalifa completou de cabeça, acertando a bola na trave antes de vê-la balançar as redes. Em desvantagem, o Brasil só voltou a assustar aos 35 minutos, quando Neymar cruzou na área e Romário Leyria cabeceou. A zaga suíça desviou e quase marcou contra a própria meta.
No segundo tempo, a seleção brasileira manteve a postura tímida, mas acordou ao ser assustada pelos suíços. Aos 17 minutos, Xhaka passou para Buff, que acertou um petardo, levando muito perigo a Halisson. O Brasil, então, se atirou para cima do rival e desperdiçou ótimas chances de empatar.
Na melhor das oportunidades, aos 26 minutos, Wellington fez grande jogada pela esquerda, mas o goleiro Siegrist defendeu. No rebote, Willen fuzilou de pé direito, mas o suíço André Gonçalves afastou de cabeça em cima da linha. Três minutos mais tarde, Guilherme recebeu passe de Phillipe Coutinho e acertou o travessão ao tentar cruzamento.
A Suíça ainda assustou com chute de longe de Shaka, que resvalou no travessão de Halisson. A seleção brasileira, no entanto, não teve forças para evitar a derrota e agora depende de outros resultados - terá de torcer contra os terceiros colocados dos outros cinco grupos do Mundial Sub-17 para se classificar.