O Botafogo oficialmente abriu negociações para acertar a volta do atacante Dodô para General Severiano. O jogador, que teve passagens vitoriosas pelo clube, está impossibilitado de atuar até novembro, suspenso por doping, referente ao período em que defendeu o próprio Glorioso, em 2007. Nesta sexta-feira o vice-presidente de futebol do Alvinegro, André Silva, reconheceu que o clube está disposto a acertar o retorno do artilheiro.
No entanto, o dirigente mostrou certa resistência em confirmar o interesse. "Não é o momento de ficarmos falando em contratações, até porque as inscrições para o Campeonato Brasileiro chegaram ao fim e só poderemos contar com novas peças em 2010. Mas não vou negar que procuramos o Dodô para saber se ele teria alguma restrição de voltar ao clube por conta do episódio do doping. Ele disse que não teria nenhum problema em retornar ao Botafogo e vamos voltar a conversar com ele futuramente", disse André Silva.
Há duas semanas Dodô deu uma entrevista dizendo que tinha perdido a confiança nos dirigentes do Botafogo, mas logicamente se referindo à gestão passada, que estava no clube em 2007, quando aconteceu o episódio do doping, ocorrido na goleada por 4 a 0 sobre o Vasco no primeiro turno do Campeonato Brasileiro do próximo ano. Dodô chegou a ser absolvido pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), se transferiu para o Fluminense, mas acabou suspenso por dois anos em julgamento na Corte Arbitral do Esporte (CAS).
Ao saber das declarações de Dodô, o presidente do Botafogo, Maurício Assumpção, pediu a amigos que marcasse um jantar com o atacante, o que aconteceu na última semana. Embora André Silva tenha dito que a negociação ainda não começou, o Glorioso sonha em acertar com o atleta já esse ano para que ele possa treinar no clube, passando parte de sua experiência ao elenco, que luta contra o rebaixamento.
"Não há nenhum problema em o Dodô voltar ao Botafogo, já que todas as arestas foram aparadas neste sentido. O jogador está encerrando seu processo de capacitação física para provar aos clubes interessados que quem contratá-lo não fará uma negociação no escuro", afirmou uma fonte ligada ao atleta.
Dodô chegou ao Botafogo pela primeira vez no fim de 2001, e acabou se destacando no Torneio Rio-São Paulo de 2002. O jogador retornou ao clube em 2006, fazendo parte da conquista do título carioca daquele ano. Depois disso o artilheiro se transferiu para o futebol árabe, retornando no início de 2007.
Apesar de não admitir abertamente, a diretoria do Botafogo já planeja 2010 e uma coisa é certa: caso o rebaixamento seja evitado, o investimento no futebol será alto. O clube vai tentar contratar alguns jogadores de destaque. Além de Dodô, o presidente do Alvinegro sonha em repatriar o meia Maicosuel, que deixou General Severiano recentemente, se transferindo para o futebol da Alemanha. Porém a esposa do atleta não estaria bem adaptada ao país.