A Fifa confirmou nesta quinta-feira, através de sua Comissão de Futebol Feminino, a criação do Mundial Interclubes de Futebol Feminino. O torneio, que deve ser realizado entre os meses de março e abril de 2010, será disputado, por indicação da Conmebol, na cidade de Santos.
Campeãs da primeira edição da Copa Libertadores da América de Futebol Feminino, as santistas têm presença garantida na nova competição, que deve reunir as principais equipes de cada continente na disputa pelo título de melhor time do mundo.
Agora, a meta da diretoria alvinegra, que através de seu presidente, Marcelo Teixeira - o mandatário está na sede da Fifa, em Zurique (Suíça) -, lutou para a criação da Libertadores e propôs à Fifa a criação do Mundial Feminino, é lutar para segurar a base do elenco, principalmente as atacantes Marta (melhor jogadora do mundo nos últimos três anos) e Cristiane (terceira melhor do mundo em 2008), para que ambas defendam o Peixe no Mundial.
"Já solicitei ao nosso Departamento de Futebol Feminino que renove os compromissos em andamento de nossas principais atletas para que possamos contar com todas nesta competição inédita, que será histórica, assim como foi a Libertadores", comentou Teixeira.
Mas a tarefa não será nada fácil. Isto porque os clubes de Marta (Los Angeles Sol) e Cristiane (Chicago Red Stars) pretendem contar com suas jogadoras para a disputa da temporada 2010, nos Estados Unidos. As atacantes foram emprestadas às Sereias da Vila até o final deste ano, apenas visando à disputa da Copa Libertadores e da Copa do Brasil de Futebol Feminino. Para que as duas continuem, a cúpula santista terá que entrar em um acordo com as equipes americanas.