O confronto entre Cruzeiro e Fluminense, no próximo domingo, no Mineirão, às 18h, pela 33ª rodada do Campeonato Brasileiro, será duplamente especial para os celestes. Além de poder significar a entrada do time no G-4, que garante vaga na Copa Libertadores do ano que vem, a partida marcará o milésimo jogo do clube na principal competição nacional.
O Cruzeiro será o quarto time a alcançar a marca. Antes dele, Flamengo, Internacional e São Paulo disputaram o milésimo confronto nesta temporada. As equipes têm número de jogos diferentes porque, durante muitos anos, o campeonato foi disputado no sistema de fases ou mata-mata. A adoção dos pontos corridos só ocorreu a partir de 2003, quando o clube da Toca foi campeão.
Até agora, em 999 jogos, o Cruzeiro soma 430 vitórias, 283 empates e 286 derrotas, com um aproveitamento de 52,45%. Nas 39 edições do Brasileirão (incluindo a atual), o clube celeste já marcou 1468 gols e sofreu 1137.
A primeira partida do Cruzeiro pela Brasileirão foi em 7 de agosto de 1971, contra o Coritiba, no Couto Pereira, em Curitiba. O time, que tinha craques como Perfumo, Piazza, Zé Carlos, Dirceu Lopes, Palhinha, Natal, Tostão, Evaldo e Roberto Batata, venceu por 2 x 0, gols de Tostão e Lima