O Grande Prêmio da Inglaterra de 2010 deveria deixar o Circuito de Silverstone para ser realizado em Donington, mas a nova pista não vem conseguindo cumprir as exigências contratuais e pode perder a corrida. No entanto, Bernie Ecclestone, dono dos direitos comerciais da Fórmula 1, descarta eventuais multas e punições.
O Circuito de Donington já perdeu a corrida de MotoGP para Silverstone e atualmente tem suas instalações comprometidas por reformas incompletas. De acordo com o jornal Telegraph, o autódromo ainda está endividado e enfrenta uma ordem administrativa.
Documentos relativos ao fracassado plano de empréstimos de Donington mostram que Ecclestone poderia reclamar 18 milhões de libras caso o circuito não tenha condições de receber o Grande Prêmio da Inglaterra de 2010. "Não, não haverá nenhuma penalização", afirmou o dirigente ao Telegraph.
Apesar da provável impossibilidade de realizar a corrida em Donington conforme o planejado, Ecclestone procura não lamentar. "Se eles tivessem conseguido fazer tudo que falaram e o que o contrato dizia que deviam fazer, tudo estaria bem", declarou o dirigente.
A oito meses do Grande Prêmio da Inglaterra de 2010, a situação é nebulosa. O detentor dos direitos comerciais da Fórmula 1 já negocia com o Circuito de Silverstone, mas um acordo ainda não foi alcançado e as partes conversam para resolver uma diferença financeira que seria de 2 milhões de libras.
Damon Hill, campeão mundial na Fórmula 1 e atual presidente do Clube de Pilotos Britânicos, é ligado ao Circuito de Silverstone. "Confio que podemos chegar a um acordo. O contrato pode ser com qualquer combinação de anos, mas tem que ser executável", declarou.