Começa nesta terça-feira para o Flamengo a campanha pelo bicampeonato da Liga Sul-americana de basquete masculino. Os cariocas, atuais campeões, estão no grupo C, disputado na cidade argentina de Santiago Del Estero, e estreiam contra os uruguaios do Defensor Sporting às 20h30 (horário de Brasília). O grupo ainda conta com o Club Malvín, também do Uruguai, e o anfitrião Quimsa, atual vice-campeão.
"É uma chave muito equilibrada, talvez a mais equilibrada da competição e, apesar dos desfalques, vamos buscar essa vaga. Somos os atuais campeões e estamos entrando na Liga para lutar pelo bicampeonato. Temos três adversários fortes pela frente, uma chave que vai ser decidida nos detalhes e não podemos errar ", disse o ala Marcelinho Machado. Apenas o primeiro colocado de cada grupo e o melhor segundo posicionado entre as três chaves avançam ao quadrangular final. "Vamos pensar em um jogo de cada vez. Primeiro no Defensor, buscar um bom resultado para começarmos bem a competição", completou o capitão do Fla.
O discurso é reforçado pelo treinador Paulo Chupeta, que também aposta na experiência de seu grupo para voltar ao Rio de Janeiro com a classificação assegurada. "Vai ser uma primeira fase extremamente complicada, mas nosso time é experiente e saberá lidar com as pressões de atuar fora do país. Contamos com o apoio da nossa torcida aqui na Argentina e dos milhões que ficarão no Brasil", afirmou.
Antes de estrear, o comandante rubro-negro admitiu ter poucas informações sobre o Malvín, mas fez uma breve análise sobre os outros adversários: "O Quimsa se reforçou bem e contratou [os pivôs] Román [González] e [Damian] Tintorelli, joga em casa, está patrocinando esta fase e quer uma revanche contra o Flamengo", declarou. "Já o Defensor tem o técnico da seleção uruguaia [Gerardo Jauri] e dois americanos [Dilson Sneed e Robbie Colum]"
Além da dificuldade natural contra os adversários, a equipe terá outro obstáculo na briga pela vaga: não poderá contar com Jefferson e Fred, que estão lesionados. No entanto, os dois prometem reforçar a torcida flamenguista e acreditam no bom desempenho de seus companheiros. "O time trabalhou forte na pré-temporada e a expectativa é realizar bons jogos e conseguir o objetivo, que é ficar com o primeiro lugar do grupo", avaliou Jefferson.
Já estão classificados ao quadrangular final os argentinos da Juventud Sionista, pelo grupo A, e do Libertad Sunchales, pelo grupo B. A vaga para o melhor segundo colocado, por enquanto é do Pitágoras/Minas, que disputou a chave B.