Correr de kart é uma experiência nada confortável. Vinte minutos no monomotor são suficientes para ficar com o corpo completamente dolorido. Já imaginou então passar três horas dentro do carro dando voltas e voltas no circuito? Pode parecer loucura, mas é isso que cerca de 50 pilotos de Brasília vão fazer hoje, no Kartódromo Ferrari (dentro do Autódromo Internacional Nelson Piquet), durante a Copa Brasília de Kart Endurance.
A competição, que existe há três anos, está na penúltima etapa da temporada 2009. Foram seis provas com duas horas de duração. A de hoje e a final, prevista para o dia 21 de novembro, terão três horas. Porfírio Menezes, piloto e responsável pela organização do campeonato, explica que 25 equipes estão inscritas. Cada uma é formada por dois pilotos, que se revezam na corrida. Ainda de acordo com ele, o tempo máximo de cada um no kart é de 1h45min e, o mínimo, de 1h15. Fica a critério de cada time a escolha da divisão de tempo.
Como acontece em outras categorias, no kart endurance os pilotos correm com os motores que a organização da prova fornece. Os equipamentos ficam lacrados e em todas as etapas é feito um sorteio às 7h. Até às 8h, os mecânicos montam os motores nos carros. Às 8h30, os pilotos vão para um treino livre. Depois, os acertos necessários são feitos e, às 9h30, ocorre as tomadas de tempos. A largada está marcada para as 10h30. "Ao sortear os motores, a intenção é que todos os pilotos tenham as mesmas condições de vencer. Temos participantes de 14 a 57 anos e todos correm juntos", explica Menezes.
Sem medo do desafio
Higo Alpinus, de 24 anos, é o 16º colocado no campeonato. O piloto, campeão brasiliense e Centro-Oeste no kart F-400 sprinter em 2008, diz que ficar na modalidade por tanto tempo é um desafio. "É muito cansativo, exige muito treinamento e preparo físico". Ele pretende correr o tempo máximo, 1h45min, e revela que a primeira experiência na prova foi bastante dolorida. "É muita adrenalina, na hora você não sente. Mas no dia seguinte, você não é ninguém". Apesar das dores, que ele diz serem inevitáveis, Higo não pensa em parar de correr. "É um vício".
Bárbara Louly, 15 anos, é a única representante feminina na competição. Ela corre com o piloto mais jovem, André Martinho, de 14 anos. Isso, contudo, não os coloca em posição de desvantagem. Tanto que venceram a quarta etapa, que foi a única etapa de rua, no aniversário de Taguatinga. "Várias vezes andei na frente. Todos me respeitam, não tem distinção. Acho muito divertido", diz Louly.
Fique por dentro
Kart usado em provas de endurance
» Motor 4 tempos
» Pode rodar durante 24 horas seguidas
» Em retas atinge 120km/h (é mais lento que o profissional)
» O carro tem sempre carenagem
» Motor mais resistente. Não precisa ser trocado a cada prova.
Não quebra fácil
Copa Brasília de Kart Endurance - 7ª etapa
Dia: hoje
Horário: 10h15
Duração: 3 horas
Local: Kartódromo Ferrari, no Autódromo Internacional Nelson Piquet