Jornal Correio Braziliense

Superesportes

Fluminense e Goiás tentam se manter 'vivos' no Brasileiro

O Fluminense visita o Goiás às 16 horas (de Brasília) de domingo, no Estádio Serra Dourada, em Goiânia, pela 31; rodada do Campeonato Brasileiro, num confronto entre duas equipes que tentam manter "vivos" os seus objetivos dentro da competição.

[SAIBAMAIS]Após a derrota para o Avaí, no fim de semana passado, o time goiano, que soma 46 pontos, sabe que apenas um triunfo vai deixá-lo ainda com chances de títulos. Já os cariocas, que estão vindo de empate com o Internacional, têm 26 pontos, segurando a lanterna. Se forem derrotados, a Série B é logo ali. No primeiro turno os goianos golearam por 4 a 1, no Rio de Janeiro.

Cuca, técnico do Fluminense, tem tentado mostrar aos seus jogadores que é possível a permanência na elite do futebol nacional. Isso porque ele entende que existe uma clara evolução na equipe tricolor e que isso pode se reverter em bons resultados a qualquer momento.

"O Fluminense tem feito bons jogos e poderia ter vencido as últimas partidas, mas os resultados não aconteceram conforme o esperado e agora o nosso pensamento tem que ser o Goiás. Não tenho a menor dúvida de que temos grandes chances de vitória se conseguirmos impor o nosso ritmo de jogo, como temos procurado fazer ultimamente", disse Cuca.

O treinador do Tricolor, porém, acredita que a partida deste domingo tem tudo para ser uma das mais complicadas para a sua equipe. Isso porque ele vê o Goiás também pressionado pela necessidade de um triunfo.

"O Goiás perdeu o último jogo e por isso precisa vencer, já que pretende seguir brigando pelo título e pela Copa Libertadores. Isso dificulta as coisas ainda mais para o Fluminense, pois o time deles vai entrar com muita força. Vamos precisar atuar de maneira equilibrada, sendo inteligentes quando estivermos com a posse de bola", disse Cuca.

Justamente essa pressão que o Goiás tenta impor é que está preocupando os jogadores do Fluminense. Por isso mesmo o goleiro Rafael pretende ver o Tricolor sabendo conter as primeiras investidas dos goianos.

"O Goiás vai tentar pressionar a nossa equipe assim que a bola começar a rolar e temos que estar preparados para saber lidar com esse tipo de situação. Não podemos mostrar afobação nem deixarmos o nosso rival tomar a iniciativa do encontro", lembrou Rafael.

O treinador do Tricolor não confirmou a escalação de sua equipe. Certo é que ele não poderá contar com o meia argentino Darío Conca, suspenso por ter recebido o terceiro cartão amarelo contra o Internacional. Outro que fica fora é o atacante Alan, que se lesionou no quadril durante o empate por 2 a 2 com a Universidad de Chile, pela Copa Sul-americana. Fábio Neves deve ocupar o posto do argentino, enquanto o zagueiro Luiz Alberto, que retorna de suspensão, assume a posição de Alan, com o esquema com três atacantes variando para o 3-5-2.

Pelo lado do Goiás, o técnico Hélio dos Anjos pediu aos seus comandados que encarem a partida contra o Fluminense como uma verdadeira decisão. Ele reconhece que os goianos não podem mais perder pontos atuando no Serra Dourada.

"Estamos entrando nesta reta final do Campeonato Brasileiro e por isso mesmo qualquer resultado negativo pode ser decisivo e comprometer os objetivos das equipes. Além disso, chegou uma época em que o mando de campo se torna ainda mais importante. Não podemos perder a chance de ganharmos no Serra Dourada por mais respeito que mereça o Fluminense", afirmou Hélio.

Para este compromisso a defesa é o problema dos goianos. Os zagueiros Rafael Toloi, contundido na perna direita, e João Paulo, suspenso, ficam fora. Com isso, Valmir Lucas, recuperado de artroscopia no jeolho direito, vai formar trio com Ernando e Henrique. O meia Léo Lima, com lesão na perna esquerda, está fora. Fernandão, que se recupera de dores na coxa direita, será o escolhido para a vaga. Mas caso seja vetado, Romerito assume o posto. O volante Ramalho e o lateral esquerdo Júlio César retornam de suspensão.

FICHA TÉCNICA
GOIÁS x FLUMINENSE

Local: Estádio Serra Dourada, em Goiânia (GO)
Data: 25 de outubro de 2009, domingo
Horário: 16 horas (de Brasília)
Árbitro: Leonardo Gaciba (Fifa-RS)
Assistentes: Marcelo Barison e José Antônio Filho (ambos do RS)

GOIÁS: Harlei, Ernando, Valmir Lucas e Henrique; Vítor, Ramalho, Amaral, Fernandão (Romerito) e Júlio César; Felipe e Iarley
Técnico: Hélio dos Anjos

FLUMINENSE: Rafael, Luiz Alberto, Gum e Digão; Mariano, Diogo, Diguinho, Fábio Neves e João Paulo; Maicon e Fred
Técnico: Cuca